Logo E-Commerce Brasil

Marketing tradicional atrai mais que redes sociais

Por: Emily Figueiredo

é gestora de conteúdo e redes sociais no Grupo iMasters

De acordo com uma pesquisa institutos Forrester Research e GSI Commerce, apesar de as redes sociais terem ganhado espaço na conquista de novos clientes no comércio eletrônico, os meios tradicionais, como e-mail marketing, ainda são mais eficientes.

O levantamento apontou que somente 2% dos pedidos concluídos em sites de comércio eletrônico vêm das redes sociais. Em contrapartida, quando são levadas em consideração as promoções de curta duração, a eficiência das redes mais do que dobra: passa para entre 5 e 7%.

Entre as razões para a baixa taxa de conversão está o comportamento dos usuários, que, essencialmente, utiliza esses sites mais para se relacionar, e menos para encontrar e para adquirir produtos. Nesse sentido, os buscadores são mais eficientes e, com o e-mail marketing, são responsáveis por 60% das vendas do e-commerce.

O número é ainda maior em relação a uma bem sucedida ação de marketing: pouco mais de 80% dos entrevistados disseram que compraram pela internet depois de serem atraídos por uma campanha mais tradicional, como os banners que anunciam promoções em sites com um fluxo intenso de visitantes.

A pesquisa analisou dados de lojas virtuais dos EUA e foi realizada de novembro a dezembro de 2010.

Entretanto, os resultados, podem não se manter estáveis por muito tempo, já que  o Facebook acabou de ingressar no mercado de compras coletivas com o Deals, através de parcerias com empresas já consolidadas no setor, o que pode influenciar o comportamento dos usuários no setor em escala mundial.

Com informações de Jet E-Commerce