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Marketing de influência em 2025: como conquistar públicos de forma estratégica e conectada

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Mulheres se abraçando em frente a ring light
Imagem: reprodução

Com o avanço das redes sociais e a busca constante por autenticidade, o marketing de influência atravessa uma nova fase de transformação. Em 2025, especialistas apontam em pesquisas que as estratégias de influência estarão mais conectadas às tecnologias emergentes, como inteligência artificial e realidades imersivas, enquanto os influenciadores de nicho se consolidam como peças-chave para alcançar públicos segmentados com maior eficácia.

No Brasil, onde o consumo digital cresce aceleradamente, casos de sucesso mostram como marcas estão alinhando inovação tecnológica e valores sociais para construir campanhas que dialoguem com as demandas de consumidores cada vez mais exigentes e engajados. A seguir, conheça as tendências que moldarão o futuro desse mercado no próximo ano.

O impacto da influência em nichos

A atuação de influenciadores especializados em nichos como os de literatura, gastronomia, maternidade e literatura tem ganhado relevância por proporcionar conexões mais próximas e autênticas com seus seguidores. No Brasil, um exemplo é o trabalho de Rita Lobo, que através de seu nicho de gastronomia sustentável no Panelinha, atrai uma audiência engajada com práticas de alimentação saudável e consciente.

Outro exemplo vem da literatura, com influenciadores que compartilham recomendações e resenhas, conectando diretamente com leitores em busca de dicas personalizadas. 
“A movimentação de microinfluenciadores nas mais diversas comunidades nas redes sociais têm dominado as plataformas para engajar o público e transformar campanhas em experiências culturais memoráveis, que incluem grandes eventos como a Bienal do livro, Rock in Rio e muitos outros”, conta Julia Affonseca, diretora de negócios e operações da Wake Creators.

Em 2025, grandes eventos no Brasil devem incorporar ainda mais influenciadores em suas estratégias e na das marcas patrocinadoras, combinando autenticidade com visibilidade para marcas e iniciativas culturais.

Experiências imersivas: a nova era da conexão

O uso de tecnologias como realidade aumentada e virtual está redefinindo o relacionamento entre marcas e consumidores. No Brasil, uma das ações marcantes foi promovida pela Natura, que utilizou ambientes virtuais para apresentar uma nova linha de produtos de forma interativa e sensorial. Em 2025, o storytelling aliado a essas tecnologias deverá se consolidar como uma estratégia indispensável para engajar públicos em campanhas memoráveis.

IA: otimizando estratégias com dados

A inteligência artificial emerge como uma ferramenta crucial para acompanhar o comportamento da audiência e mensurar resultados. No Brasil, plataformas como a Wake Creators têm liderado o desenvolvimento de soluções que auxiliam marcas a otimizar suas campanhas, especialmente ao atender as demandas de consumidores que priorizam mensagens com propósito.

Influenciadores virtuais ganham espaço

Os influenciadores virtuais são uma tendência sólida no Brasil e no mundo. Lu do Magalu, se consolidou como a maior influenciadora virtual do mundo, enquanto o CB das Casas Bahia e Nat da Natura seguem o mesmo caminho.

Além da economia a longo prazo, essas figuras digitais permitem um alinhamento completo com a identidade da marca e oferecem consistência em suas campanhas. Em 2025, mais empresas devem investir globalmente na criação de influenciadores virtuais como extensão de suas estratégias de comunicação.

Alinhamento de valores e construção de credibilidade

A escolha de influenciadores cujos valores estejam em sintonia com os da marca será ainda mais determinante nos próximos anos. O alinhamento ético e estratégico entre criadores e empresas não apenas evita ruídos de comunicação, mas também fortalece a confiança do consumidor e a relevância da campanha.

À medida que o marketing de influência evolui, marcas que adotarem uma abordagem integrada e inovadora terão maior capacidade de se conectar com o público. Nichos específicos, tecnologia avançada e valores compartilhados estão moldando o futuro das estratégias digitais, abrindo caminho para um novo patamar de interação e engajamento.