Logo E-Commerce Brasil

Manifesto #nãodemita tem adesão de mais de mil empresas em 24 horas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

Mais de mil empresas de diversos portes aderiram ao manifesto #nãodemita em 24 horas. No documento público, lançado na sexta-feira (3), grupos como Ânima Educação, WEG, Renner, Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza, entre outros, pediram aos empresários que não reduzam o quadro de funcionários até o fim do mês de maio.

A ideia é esperar pelo fim (ou ao menos diminuição) do isolamento social para o país ter uma clareza maior sobre os impactos econômicos do novo coronavírus.

De acordo com o manifesto, a primeira responsabilidade social de uma empresa é retribuir à sociedade o que ela proporciona. “É por isso que nossa maior responsabilidade, agora, é manter nosso quadro de funcionários’”, diz o documento publicado no site da campanha: naodemita.com.

Segundo Daniel Castanho, presidente do grupo de educação Ânima, executivos de diversos setores vinham conversando sobre a crise e como as empresas poderiam contribuir com a sociedade neste momento tão delicado. Ele percebeu que ações pontuais poderiam se tornar uma bandeira levantada por líderes da sociedade civil e que poderiam inspirar pessoas ao redor do país.

“Assumir um compromisso público em relação a isso deixaria a todos mais tranquilos e seguros para passar por essa turbulência da melhor forma possível”, afirmou o executivo em entrevista à EXAME.

#nãodemita

Em apenas 24 horas, o movimento recebeu mais de 1.000 adesões, fora as primeiras 40 de grandes empresas que deram o pontapé inicial no manifesto como Accenture, BR Distribuidora, BTG Pactual, GPA, Suzano, Unipar, entre outras.

A maioria das inscrições vem de São Paulo (mais de 230 até o momento), mas cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Campinas, entre outras dezenas, também estão aderindo ao movimento.

Leia também: Magazine Luiza anuncia doação de R$ 10 milhões para combate à Covid-19

As informações são da EXAME  e do Seu Dinheiro