Logo E-Commerce Brasil

Mais de 60 milhões de empresas já abriram as portas no Brasil, revela pesquisa

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

O Brasil atingiu a marca histórica de mais de 60 milhões de empresas abertas, segundo levantamento da BigDataCorp. Desse total, 36,35% (cerca de 22 milhões) ainda estão em atividade, com a grande maioria sendo Matrizes (94,50%) — apenas 5,50% são Filiais.

Predominância de microempresas e empresas individuais

De acordo com o levantamento, as microempresas (ME) representam a grande maioria das empresas ativas no país, com 77,9% do total. No e-commerce, segundo o Sebrae, os pequenos empreendedores representam mais de 40% do faturamento das MPEs.

Dados referentes apenas a empresas com registro ativo / Fonte: BigDataCorp

Entre as ME, as empresas individuais de microempreendedor individual (MEI) se destacam, respondendo por 75,62% do mercado. Fora do universo MEI, a maioria das empresas possui dois sócios.

Empreendedorismo injetou trilhões na economia

O capital social declarado pelas empresas ativas soma R$ 21 trilhões, representando o investimento dos empreendedores na economia do país. Considerando todas as empresas já abertas no Brasil, incluindo as que já encerraram as atividades, esse valor sobe para quase R$ 185 trilhões.

São Paulo lidera, mas Minas Gerais cresce

Dono do maior número de empresas ativas, o estado de São Paulo concentra nada menos do que 30,9% delas. Minas Gerais, no entanto, aparece em segundo lugar, com 10,42% — ultrapassou inclusive o Rio de Janeiro, com 8,4%. Essa mudança demonstra a expansão do empreendedorismo para além das tradicionais regiões de negócios.

Desafios do empreendedorismo no Brasil

A idade média das empresas ativas no país é de 8 anos, mas a taxa de mortalidade é alta nos primeiros anos de atividade. Afinal, cerca de 77,9% das empresas fecham antes de completar 4 anos, e menos de 1% chegam a 10 anos de vida. Isso reforça a necessidade de políticas públicas de apoio ao empreendedorismo, especialmente para quem está começando.

Setores que mais geram CNPJs

Liderando o ranking das atividades com o maior número de CNPJs ativos (7,73%), o comércio varejista de artigos do vestuário puxa a lista do estudo. Outros setores que se destacam são:

  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal: 4,66%
  • Promoção de vendas: 4,22%
  • Comércio varejista de bebidas: 3,99%
  • Cabeleireiros, manicure e pedicure: 3,96%
  • Instalação e manutenção elétrica: 3,95%
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares: 3,88%
  • Obras de alvenaria: 3,59%
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente: 3,53%
  • Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente: 3,50%

A pesquisa da BigDataCorp

Realizada em abril de 2024, a pesquisa utiliza dados oficiais da Receita Federal do Brasil. O estudo analisou:

  • CNPJs ativos e inativos;
  • Capital social declarado;
  • Idade média das empresas;
  • Distribuição por setor de atividade.

Acesse aqui a pesquisa completa.