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Magalu realiza pesquisa sobre os eventos no setor em 2022

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

2022 vai entrar para o calendário como o ano da retomada definitiva em diversos setores, entre eles o de eventos. Em mais de dois anos de lives e presença digital, as pessoas estavam ansiosas para se verem novamente, tirarem as máscaras e, além de aprender, realizarem o networking presencial.

A esta altura, é possível ver que muitas empresas voltam a se articular para receber congressistas, estandes e palestrantes. Com a flexibilização das medidas de segurança necessárias durante a pandemia, o convívio em ambientes fechados volta a ser uma opção.

Foi pensando nisso que, em parceria com o E-Commerce Brasil, a Magalu realizou uma pesquisa sobre o comportamento dos eventos para 2022, prevendo as necessidades e vontades das empresas e de quem gostaria de estar presencialmente.

66% dos respondentes da pesquisa afirmaram que gostariam de participar de eventos presenciais em 2022 e 34% preferem continuar nos eventos online.

Motivação

Segundo os respondentes da pesquisa, a maior motivação para participar de um evento, seja ele online ou presencial, é a presença de novidades do mercado (46% das respostas).

Para 27%, são os conteúdos instrutivos, 16% responderam que garantem presença quando o evento apresenta palestras renomadas e 9% quando são em formato de workshops.

Temas

Quando questionados sobre eventos com soluções e serviços voltados para o e-commerce, 41% dos respondentes acreditam que se beneficiariam mais daqueles voltados para Ads e Performance.

Entre os assuntos com mais preferência, destaca-se também o pós-venda e atendimento, com 36% das respostas.

9% gostaria de acompanhar soluções e serviços sobre logística e 7% sobre pagamentos.

Com relação aos temas para acompanhar durante o evento, 26% responderam que o tema que mais os atrai é tendências do varejo e 24% marketing.

Em seguida, os participantes se atraem também por tecnologia (14%) e cases de sucesso (11%).

Outros temas:

  • 7% atendimento ao cliente
  • 6% conteúdo de produto (imagem, título e descrição)
  • 4% redes sociais
  • 2% finanças

Divulgação

61% dos participantes afirmaram que a principal forma de receberem informações e tomarem conhecimento dos eventos no ramo ainda é por intermédio de e-mails, enquanto 35% se atualizam pelas redes sociais.

As demais formas de divulgação respondidas não alcançaram porcentagens significativas.

Recorrência

Já com relação à frequência que os respondentes frequentam eventos, 28% afirmaram que é mais de 4 por ano, 7% vão a 4 eventos por ano, 18% vão a 3, 22% vão a 2 e 24% vão a apenas 1.

O principal estado mencionado pelos participantes para a presença em eventos é São Paulo (73%) das respostas.

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