Logo E-Commerce Brasil

Locaweb compra Squid para entrar no mercado de Creators Economy

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A Locaweb anunciou a aquisição da companhia Squid, a maior plataforma de Creators Economy do Brasil, por R$ 180 milhões. A empresa é focada em conectar criadores de conteúdo com empresas que querem utilizar a relevância e audiência desses influenciadores para fazerem negócios e venderem mais.

Fundada em 2014 na cidade de São Paulo por Felipe Oliva e Carlos Tristan, a Squid é pioneira no segmento de marketing de influência no Brasil e possui as soluções e plataformas para conectar influenciadores e criadores de conteúdo às marcas. A Squid foi eleita uma das startups mais promissoras do Brasil e entrou no ranking “100 Startups to Watch”, passou pelo programa de aceleração da Endeavor (Scale-Up), entre outros prêmios.

Segundo a Locaweb, atualmente são mais de 100 mil influenciadores cadastrados, desde nano até grandes nomes com centenas de milhares de seguidores. Esses influenciadores produziram mais de 300 mil conteúdos, que foram exibidos mais de 700 milhões de impactos. Sua receita anual recorrente (ARR) é superior a R$ 100 milhões, com crescimento de triplo dígito em 2021.

Seguindo o modelo de atuação da companhia em outros processos de M&A, os sócios fundadores Felipe Oliva e Carlos Tristan permanecerão na operação junto com todo o time de colaboradores. Os empreendedores ainda poderão ter direito a receber earnout, que está vinculado ao atingimento de metas estipuladas pelo grupo.

O papel da Squid

Ainda de acordo com a companhia, a Squid tem um papel nas duas pontas. De um lado consegue ajudar os influenciadores no mercado de creators economy, dando visibilidade para eles, ajudando a monetizar os seus negócios em posts, comunidades, produtos, parcerias com empresas etc. Do outro lado, ajuda as empresas que querem se conectar com seus potenciais clientes.

“A forma como as pessoas interagem com as marcas vem mudando muito ao longo dos últimos anos. Quem nunca comprou um produto ou contratou algum serviço depois de ver alguém que admira e acompanha nos canais digitais falando sobre ele ou simplesmente o utilizando. A Squid está trazendo para o grupo Locaweb a oportunidade de juntos, democratizarmos esse mercado de conteúdo no Brasil”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.

“Sempre acreditamos no potencial da nossa solução e crescemos muito e de forma orgânica nos últimos anos. Para darmos os próximos passos e conseguirmos trabalhar na cauda longa, precisávamos de um parceiro estratégico, que nos desse a autonomia e estrutura para seguirmos os nossos planos. Várias companhias e fundos nos procuraram, mas desde as primeiras conversas, tivemos a certeza de que a Locaweb seria a melhor opção para nós.” afirma Felipe Oliva, co-fundador e CEO da Squid.

Leia também: Locaweb anuncia a aquisição da Octadesk, plataforma para pequenos e médios, por R$ 102 milhões