Logo E-Commerce Brasil

Locaweb anuncia a aquisição da Octadesk, plataforma para pequenos e médios, por R$ 102 milhões

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Locaweb anunciou mais uma importante aquisição! Desta vez, a aposta da companhia é na Octadesk, plataforma de gestão de conversas que ajuda as empresas no processo de geração de leads, vendas e atendimento, conectando empresas a consumidores em todos os canais digitais, em tempo real. O negócio foi de R$ 102 milhões.

Fundada em 2015 na cidade de São Paulo, o Octadesk é uma plataforma SaaS (Software como Serviço) voltada para pequenas e médias empresas se relacionarem melhor com seus clientes em todas as etapas de sua jornada (marketing, vendas e atendimento), em tempo real e em múltiplos canais como WhatsApp, Instagram, chat, e-mail, entre outros, organizando suas interações em um único lugar.

Locaweb investe R$ 102 milhões para a compra da Octadesk

“O Social Commerce e Conversational Commerce já estão presentes no processo de decisão de compras online de aproximadamente 65% das pessoas ao redor do mundo. Somada às iniciativas já existentes de Social Commerce da companhia, o Octadesk trará uma amplitude de soluções para o nosso ecossistema de e-commerce sem precedentes no Brasil”, afirma Fernando Cirne, CEO da Locaweb.

Leia também: Locaweb adquire Bling e aumenta sua gama de produtos entrando no mercado de ERPs

Conversational Commerce é extremamente importante no processo de vendas, atendimento e suporte. Muitas companhias estão adotando essa estratégia para criarem oportunidades e servirem os clientes em múltiplos canais, possibilitando escalar o negócio com o uso de inteligência artificial, mensagens automáticas, entre outras, 24 horas por dia, durante o ano todo.

“Estamos muito animados com as oportunidades que se abrem com a chegada da Octadesk. Poderemos oferecer a plataforma para toda a base de clientes da Locaweb, pois ela se encaixa bem tanto para os clientes de Commerce, quanto com os demais segmentos de serviços, indústria, varejo e outros.” afirma Higor Franco, Diretor Geral de BeOnline e SaaS da Locaweb.

Temas atuais como Conversational Commerce e Social Commerce, por muitas vezes se confundem, porém, são extremamente complementares. Enquanto o Social Commerce é utilizado para que as empresas consigam utilizar a força das redes sociais para exporem os seus produtos e serviços e gerarem negócios, o Conversational Commerce pode melhorar e automatizar esse processo, ampliando as possibilidades para outros canais e gerando uma proximidade maior entre empresas e clientes.

“Fazer parte do grupo Locaweb está totalmente alinhado ao nosso propósito como protagonistas no Conversational Commerce. Entramos para um ecossistema completo que permeia toda a jornada digital, trazendo muita sinergia com nossa plataforma e nosso time. Acreditamos que a oportunidade de trabalhar em parceria com essas mentes vai ajudar a construir o futuro da Octadesk e potencializar os resultados do grupo”, afirma Rodrigo Ricco, fundador e CEO do Octadesk.

Números da Octadesk

Assim como a Locaweb, a Octadesk vem apresentando forte crescimento em 2021. Por dia, a plataforma gerencia mais de 3 milhões de conversas entre empresas e consumidores e possui receita anual recorrente (ARR) de R$ 25 milhões, o que representa um crescimento de aproximadamente 100% YoY.

Seguindo o modelo de atuação da companhia em outros processos de M&A, a Locaweb adquire 100% do Octadesk por aproximadamente  R$ 102 milhões. Os sócios Rodrigo Ricco e Leandro Ueda permanecerão na operação e manterão o time de colaboradores. Também juntarão forças os times das demais unidades de negócios da Locaweb.

Com 23 anos de atuação, a Locaweb possui cerca de 2 mil funcionários, quase 400 mil clientes e 20 mil desenvolvedores e agências parceiras.