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Koin destaca a importância da experiência de checkout para aumentar vendas e fidelizar clientes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Koin, pioneira no Brasil em Buy Now Pay Later (BNPL), marcou presença no segundo dia do Fórum E-commerce Brasil 2023. Otoniel Mendes Junior, Head de Product Design da empresa, ministrou uma palestra sobre “Como aumentar suas vendas e fidelizar clientes com a experiência de checkout” no palco Soluções.

O Head de Product Design da Koin destacou a importância de simplificar o processo de checkout no comércio online. (Foto: E-commerce Brasil)

No comércio eletrônico, converter visitantes em clientes é um desafio. O checkout, momento final da compra, é crítico para a satisfação do cliente. De acordo com dados da Accenture, 87% dos compradores online abandonam carrinhos complexos, e 55% desistem completamente do varejista.

“Existem dois tipos de experiências: as que você gosta e as que você não percebe. Nós queremos criar a que as pessoas não percebam”, apontou Junior.

O palestrante fez um paralelo entre o mercado digital e o físico, apontando as semelhanças e diferenças cruciais entre os processos de concretização de vendas. “Da caixa registradora aos sensores, a variável que tivemos que dominar foi a fricção. Quanto mais removemos a fricção, mais nos aproximamos dos clientes. A loja online também precisa pensar nisso”, enfatizou.

Junior explicou que, para cada loja e perfil de cliente, as estratégias de checkout devem ser diferentes. Mas, na maior parte dos casos, reduzir o número de etapas e campos necessários para finalizar a compra aumenta as chances de concretização da venda. Quanto menos informações o cliente precisar fornecer, mais fácil e rápido será o processo.

“Permitir que as pessoas façam login com redes sociais acelera o processo de cadastro. Cadastros longos fazem as pessoas desistirem”, lembrou o Head de Product Design.

Oferecer diversas opções de pagamento também é importante para ampliar as chances de fechar negócio, reduzindo o problema de carrinhos abandonados nas plataformas virtuais. Além disso, é preciso garantir que o checkout seja otimizado para dispositivos móveis, garantindo uma experiência de compra sem complicações em qualquer plataforma.

Esse texto foi escrito por Larissa Darc em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil 2023.