Logo E-Commerce Brasil

"Kindness driven": bondade e gentileza como motores do negócio

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Em palestra no Web Summit Rio 2024, Carolina Nucci, CEO da Women in Business, defendeu a ideia de que a bondade no ambiente de trabalho vai além de um valor moral. Segundo a especialista, atitudes gentis, quando somadas ao ambiente corporativo, se tornam uma poderosa ferramenta. Para isso, ela apresentou o conceito de “Negócios Gentis”, ou Kindness driven, filosofia que prioriza a gentileza no centro das relações.

Carolina Nucci, CEO da Women in Business - Kindness driven - Web Summit Rio 2024
Carolina Nucci, CEO da Women in Business (Imagem: Divulgação/Web Summit Rio 2024)

Seja com clientes, colaboradores ou parceiros, Nucci acredita que aplicar a gentileza pode transformar o trabalho, mas reitera que isso vai além de ser legal ou educado. A verdadeira gentileza, segundo ela, se manifesta por meio de ações com atenção, empatia, honestidade, conexão e confiança.

“A gentileza se baseia também em um círculo virtuoso. Cada ação gera um efeito positivo em cadeia e, quando somos gentis, o outro se sente mais propenso a ser gentil com quem o cerca. É assim que um ambiente mais positivo e produtivo é criado para todos, inclusive no meio corporativo”, explica.

Para o mundo dos negócios, ela argumenta que quem não praticam a gentileza pode sofrer com impactos a curto, médio e longo prazos. Isso inclui, além de uma influência negativa na vida das pessoas, em ressentimentos entre funcionários, desestimulo interno, danos à reputação da empresa e até dificuldade em conquistar mais.

Benefícios do pensamento Kindness driven

Nucci elencou cinco benefícios principais do porquê adotar uma postura gentil nos negócios. Veja:

  • Autogentileza: a gentileza começa com o cuidado consigo mesmo. Pessoas saudáveis e felizes são mais propensas a serem gentis com os outros;
  • Empatia em foco: compreender e compartilhar os sentimentos dos outros é fundamental para construir relacionamentos autênticos e duradouros;
  • Valor agregado: a gentileza gera um ambiente positivo e colaborativo, o que aumenta a produtividade, a criatividade e a retenção de talentos;
  • Conexões de longo prazo: clientes e parceiros se sentem valorizados e respeitados quando tratados com gentileza, o que leva a relacionamentos duradouros e lucrativos;
  • Construindo Confiança: a gentileza gera confiança, um ingrediente essencial para qualquer negócio de sucesso.

Web Summit Rio está em sua segunda edição e acontece no Riocentro até 18 de abril. Para 2024, são esperados cerca de 30 mil visitantes, contando também com mais de 600 investidores e 1 mil startups.