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Como criar uma jornada do cliente personalizada e efetiva para seu e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A jornada do cliente de um site ou e-commerce é o caminho que direciona o usuário até a conversão e garante que sua experiência seja positiva. Portanto, criar uma jornada do cliente personalizada e efetiva é um passo-chave para o crescimento e o sucesso de qualquer empresa no ambiente online.

Contudo, colocar isso em prática ainda é um desafio para muitas marcas. Acompanhe a leitura para entender porque e como desenvolver uma jornada do cliente capaz de cativar e fidelizar cada um de seus consumidores.

Jornada do cliente personalizada: um verdadeiro mapa do tesouro

A jornada do cliente é o caminho que ele percorre desde o momento em que descobre a marca até a realização da compra e além. Nesse sentido, elaborar um mapa que guie seus leads por todas as etapas dessa jornada e facilite esse caminho é mais do que interessante.

O fato é: essa jornada será criada e percorrida pelos clientes mesmo que você não a desenvolva. No entanto, sem um caminho bem sinalizado e fluido, a chance de que vários consumidores se percam ou desistam é praticamente uma certeza.

Criar uma jornada do cliente, então, é pensar intencionalmente essas etapas e torná-las intuitivas, atrativas e agradáveis. Fazer isso de forma personalizada, é refinar ainda mais essas interações e adaptá-las às necessidades e preferências de cada usuário.

Desse modo, clientes em potencial não irão apenas saber para onde ir, mas querer percorrer esse caminho até o final e ainda voltar outras vezes. Para além das metáforas, isso significa uma maior taxa de conversão e fidelização para a sua marca! 

E mais: uma jornada do cliente personalizada garante um diferencial competitivo poderoso e uma expertise de comunicação e vendas incomparável. Traz conhecimento e previsibilidade sobre o comportamento do consumidor, otimização dos investimentos e assertividade para as ações. Um verdadeiro mapa do tesouro, ou melhor, para o sucesso.

Como apostar em jornadas de clientes personalizadas?

Se não faltam bons motivos para investir em uma jornada do cliente personalizada, que tal saber mais sobre como colocar essa estratégia em prática?

A plataforma MoEngage permite mapear, acompanhar e personalizar a jornada de cada cliente, tornando suas interações mais relevantes e impactantes. A ferramenta oferece recursos de segmentação e automação avançados, e ajuda você a identificar os momentos-chave e as melhores estratégias de comunicação em tempo real.

Assim, você poderá estruturar fluxos de interação personalizados em todos os canais relevantes para o seu negócio e criar uma jornada do cliente única e pensada para cada cliente, aumentando o engajamento e as conversões.

E, ainda, obter dados e insights valiosos para entender mais e mais seus consumidores, e continuar aprimorando suas interações e resultados. Tudo isso de forma rápida, intuitiva, segura e vantajosa para você, sua marca e seus clientes.

Os diferenciais da plataforma MoEngage incluem:

Configuração de jornadas do cliente sem código. Sua equipe de marketing poderá delinear e aplicar suas estratégias sem complicações ou barreiras técnicas.

Criação de campanhas em minutos. A personalização complexifica a estruturação de campanhas e ações, mas com MoEngage você cria experiência um-para-um em escala e pouco tempo.

Testes A/B e análises preditivas com IA. Desse modo, fica fácil identificar o mix omnichannel perfeito e o melhor caminho para potencializar suas conversões. 

Insights e ações em tempo real. Acompanhe as impressões, métricas de engajamento, taxas de conversão, abandono e atribuição, e mais em tempo real. E adote medidas instantâneas para manter seus consumidores engajados na jornada.

A mensagem certa no canal preferido dos seus clientes. É possível traçar estratégias personalizadas em multiplataformas: site, aplicativo, SMS, e-mail, redes sociais, notificações push e muito mais!

Agora que você sabe como as jornadas do cliente personalizadas com MoEngage podem impulsionar o sucesso do seu negócio, é hora de dar o próximo passo. Para isso, você pode contar com a Nerau CX, a agência parceira da MoEngage no Brasil. 

A Nerau é uma agência especializada em estratégias de otimização para a conversão e marketing de engajamento, e está pronta para te ajudar a implementar jornadas personalizadas por meio de todas as ferramentas incríveis da MoEngage.

Então, não perca tempo: entre em contato com a Nerau, personalize sua jornada do cliente e veja sua marca alcançar resultados surpreendentes!