O inverno de 2025, que começa oficialmente amanhã (20) às 23h42, promete trazer temperaturas mais baixas em comparação ao ano passado e impactar positivamente setores como vestuário, hotelaria, turismo e alimentação. A projeção é da Nottus, empresa especializada em inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, que prevê um clima até 5 °C mais frio do que o registrado no inverno de 2024.

Segundo Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus, o cenário climático deste ano tende a ser mais próximo da normalidade devido à neutralidade climática – a ausência dos fenômenos El Niño e La Niña. “No ano passado, o inverno foi atípico, com temperaturas até 5 °C acima da média. Agora, com frentes frias frequentes e ondas de frio mais constantes, teremos um inverno mais típico, embora não rigoroso”, afirma.
Os efeitos já começaram a ser sentidos antes mesmo da chegada da estação. Datas como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados foram beneficiadas pelas temperaturas amenas, impulsionando vendas em setores como moda, alimentação e hospedagem. No Dia dos Namorados, por exemplo, as temperaturas baixas aumentaram as buscas por delivery. Agora, a expectativa é de novo aquecimento no comércio para o Dia dos Pais, com uma frente fria prevista para o fim de julho.
Regiões tradicionalmente associadas ao turismo de inverno, como a Serra Gaúcha, Campos do Jordão (SP) e Monte Verde (MG), devem registrar aumento na demanda por hospedagens e experiências gastronômicas. “O inverno do ano passado foi frustrante para esses segmentos, mas em 2025 o clima mais frio deve estimular o consumo típico da estação”, completa Nascimento.