O mercado de publicidade online movimentou R$ 5,758 bilhões no ano passado no Brasil, cifra 25,9% superior a registrada em 2012, consolidando a internet como segundo maior meio em participação no bolo publicitário, ficando atrás apenas da TV, revela estudo da IAB Brasil, principal órgão representativo do segmento digital interativo do país.Para este ano, a projeção é que a taxa de crescimento permaneça na casa dos 25%, mas que o investimento supere R$ 7 bilhões. Os dados têm como base entrevistas feitas com os mais de 200 associados à instituição — empresas de mídia, agências digitais e plataformas digitais.
Enquanto os anúncios exibidos em mídias online (display) e mídias sociais somou R$ 2,014 bilhão de receita em 2013 — o aumento previsto para este ano é de 6,9%, para R$ 2,518 bilhões —, a publicidade proveniente das ferramentas de buscas totalizou R$ 3,743 bilhões. Para este ano, a previsão é que esta modalidade de anúncio alcance R$ 4,68 bilhões, uma elevação de 25%.
Ainda de acordo com a IAB Brasil, as estimativas para 2014 apontam para um crescimento contínuo no consumo de vídeos, maior investimento nas redes sociais e a mobilidade gerando mais receita em publicidade. “Embora a Copa do Mundo seja um evento televisivo, o que antecede e precede a exibição dos jogos gera muitos comentários no meio digital, o que faz com que cresça o tráfego e audiência na internet, bem como o interesse dos anunciantes em investir na publicidade online”, pontua o presidente do IAB Brasil, Rafael Davini. Segundo ele, o mesmo deve acontecer durante as eleições.
A entidade, que até então não media o faturamento da publicidade móvel no país, passará a contabilizar este índice a partir deste ano, quando adotará uma nova metodologia de estudo, o qual se tornará mais quantitativo do que qualitativo, realizado em parceria com a comScore, empresa de medições do mundo digital, e com os sete maiores provedores de internet do país (Uol, Terra, Globo.com, Ig, Yahoo, R7 e MSN).
Durante a BITS 2014, acontecerá o Social Here#BITS, idealizado para reunir profissionais, empresários, pessoas envolvidas com internet e redes sociais em diversas cidades da região sul do Brasil. A iniciativa vai abordar assuntos relacionados ao marketing, mídias digitais, novas tecnologias e empreendedorismo.E nos painéis discutirá o futuro da mídia digital no país.
Por: Convergência Digital