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Internet é meio mais indispensável na vida do brasileiro

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

A Millward Brown divulgou o MMA Mobile Report 2015, estudo encomendado pela Mobile Marketing Association. Feita em parceria com a Netquest, a pesquisa traça os hábitos dos mobilers, usuários de internet por meio de celulares ou tablets. A pesquisa foi feita entre os dias 3 e 13 de novembro e contou com 1200 participantes, das classes A, B e C, em nove regiões metropolitanas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). O grupo foi dividido, por gerações: Millennials (14 a 24 anos), Geração Y (25 a 34 anos), Geração X (35 a 44 anos) e Boomers (45 a 55 anos).

De acordo com o estudo, o smartphone é o dispositivo com maior penetração na população brasileira: 90% dos usuários, enquanto 44% possuem tablets . A maior parte dos aparelhos é da marca Samsung (34%), seguido por Motorola (21%), LG (15%), Apple (13%) e Nokia (8%). Obviamente, o sistema operacional dominante é Android (78%).

A maior parte dos usuários tem plano pré-pago (58%) e 60% possuem plano de dados. Outra característica é que os brasileiros já possuem mais de um chip, sendo que a média é 1,6 por mobiler. Já a operadora preferida é a TIM, com 34% de market share. Entre as demais observamos um equilíbrio: Vivo com 23%, Claro e Oi com 20%.

Os usuários costumam usar a internet com mais frequência em casa e a maior parte deles usa o meio para socializar. A mídia social predileta é o facebook, seguido pelo WhatsApp, que é o preferido pelos mais velhos – enquanto o YouTube, o Instagram e o Snapchat são usados pelos mais jovens.

Em média, 30% dos usuários nunca prestam atenção na propaganda, ainda que 60% deles às vezes presta atenção no que está sendo veiculado. Para chamar a atenção dos mobiles, entre os mais jovens, o que conta mais é o o visual e o design das peças, obter algo em troca (cupons, recompensas), interesse pela categoria de produto/serviço e o humor. Já entre os mais velhos, a maior motivação é o interesse pela marca. Os formatos mais indicados são fotos de produtos e via posts nas redes sociais.

Fonte: Proxxima