Redação E-Commerce Brasil

Instagram libera serviço de mensageria para empresas usarem bots

Terça-feira, 20 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 3 minutos

O Facebook divulgou na segunda-feira (19) a disponibilização de uma API para mensageria no Instagram, permitindo que empresas usem bots para conversarem com seus clientes através das mensagens diretas (Direct Messages) do aplicativo.

Trata-se de uma atualização da mesma API que até então funcionava apenas para o Facebook Messenger. A novidade faz parte do processo de integração dos diferentes apps do Facebook. Recentemente a companhia havia anunciado também a integração entre os serviços de mensageira do Instagram e do Messenger, de forma que a mesma conversa aparecesse em ambos os apps.

Segundo o Mobile Time, testes já vinham sendo realizados no Instagram com alguns parceiros selecionados, incluindo as brasileiras Amaro e Magazine Luiza, e também as internacionais Adidas, H&M, Michael Kors e Sephora. Somente parceiros homologados podem acessar a API de mensageria no Instagram. Dentre eles estão Botmaker, Smarters, Take (Blip) e Wavy.

Leia também: Google estuda transformar Youtube em canal de vendas online

Instagram popular no Brasil

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, o Instagram está instalado em 81% dos smartphones brasileiros, tendo ultrapassado o Messenger (79%) pela primeira vez este ano.

Em 12 meses, a rede social ganhou nove pontos percentuais de penetração no Brasil. 83% dos seus usuários declaram abrir o app todo dia ou quase todo dia, o que coloca o Instagram à frente do Messenger (59%) também nesse aspecto, mas ainda atrás do WhatsApp (99%).

Ainda segundo a pesquisa, 62% dos usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do aplicativo utilizam o recurso de Direct Messages. Deste grupo, 72% afirmam já ter conversado com marcas através do referido canal.

O Instagram é o terceiro app mais presente na tela inicial do smartphone brasileiro e está na homescreen de 43% dos aparelhos nacionais, atrás apenas do WhatsApp (57%) e do Facebook (44%), segundo o Radar de Popularidade de Apps, produzido por Mobile Time e Opinion Box.

Leia também: Instagram anuncia ferramenta para facilitar vendas no aplicativo

As informações são do Mobile Time

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.