Redação E-Commerce Brasil

Google estuda transformar Youtube em canal de vendas online

Quarta-feira, 14 de outubro de 2020   Tempo de leitura: 2 minutos

O YouTube pode estar prestes a se tornar um concorrente para empresas como Amazon e Alibaba. A ideia é de que a plataforma comece a atuar como um novo canal de vendas do Google, oferecendo uma opção para usuários comprarem na mesma página após assistirem vídeos de produtos.

A informação foi divulgada pela Bloomberg, que confirmou com um porta-voz do YouTube que os testes estão sendo realizados com um grupo restrito de canais. De acordo com a reportagem, o objetivo é usar os vídeos sobre produtos como um catálogo para que usuários encontrem informações e comprem diretamente pela plataforma.

Para identificar que produtos um vídeo está abordando, o serviço começou a pedir que eles sejam sinalizados pelos criadores de conteúdo nas configurações. A partir disso, os dados são integrados com outras ferramentas do Google. A Bloomberg também destacou que a plataforma testa desde 2019 uma integração com a ferramenta de e-commerce Shopify para donos de canais mostrarem até 12 produtos abaixo de seus vídeos.

Ao se tornar um canal de vendas, o YouTube garantiria mais uma fonte de receita, mas não há detalhes sobre como isso acontecerá. Caso o plano se concretize, a tendência é que a plataforma fique com uma parte do faturamento dos produtos destacados. Ainda não há informações sobre como e qual será a remuneração para criadores de conteúdo que fizerem vídeos sobre produtos.

Concorrência do Youtube

Se as mudanças forem oficializadas, o YouTube terá a concorrência do Facebook, que também possui uma área de vendas. O Facebook Shop permite que lojistas usem a rede social como uma vitrine para seus produtos, inclusive com a opção para os vendedores criarem uma espécie de loja virtual e oferecerem opções para o cliente entrar via Messenger, Facebook ou Instagram.

Leia também: WhatsApp Pay: revolução ou confusão?

Com informações do Tecnoblog

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.