Logo E-Commerce Brasil

Insights de email marketing no Fórum E-commerce Brasil 2023

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O email marketing foi e continua sendo o maior ROI do marketing digital, com seus incríveis 3600% de retorno. Sozinho, ele é responsável por boa parte das vendas do e-commerce e por isso, este mercado estará representado no Fórum E-commerce Brasil 2023.

Porém, quem trabalha no setor enfrenta um problema recorrente: a maioria das campanhas não chega até a caixa de entrada dos destinatários. Isso acontece porque cada provedor de email tem filtros antispam diferentes. O que é exigência em um pode não ser em outro.

Os profissionais da área se desdobram para atender aos requisitos de todos os provedores de email ao mesmo tempo, porém, é quase impossível. 

Em linhas gerais, apenas um detalhe é suficiente para que um provedor classifique um remetente como spammer. E quando isso acontece, logo a notícia se espalha para todos os outros provedores.

E se uma base de emails contém apenas 3% de emails classificados como spams, a reputação do remetente segue ladeira abaixo até chegar a uma blacklist. 

Dessa forma, a comunicação entre a empresa e seus clientes fica muito prejudicada, pois as mensagens são automaticamente bloqueadas antes mesmo de chegarem até o inbox. 

Para reverter essa situação, entra em cena um personagem fundamental para que o relacionamento entre o email marketing e o e-commerce se acerte: a verificação de emails.

SafetyMails, SaaS de validação de emails, estará presente no Fórum E-commerce Brasil 2023, representando o mercado de email marketing. A startup é especialista na verificação automática de grandes bases, descartando os endereços que podem levar o nome do remetente a uma lista negra.

E-commerces que trabalham com listas extensas de emails precisam checar constantemente suas bases. Uma empresa de cobrança, por exemplo: se os emails forem bloqueados, os remetentes não recebem as faturas.

Além da checagem de emails em grandes quantidades, há também a API de verificação em tempo real. Essa ferramenta é utilizada para validar endereços que podem ser preenchidos com falhas de digitação nos formulários digitais. Assim, emails com erros são impedidos de entrar nas bases, o que poderia levar o nome do remetente a uma blacklist.

Que o email marketing e o e-commerce se relacionam bem, todo mundo sabe. O que poucos conhecem é a importância da verificação de emails, que é o verdadeiro elo de ligação entre os dois. Vamos conversar sobre isso no Fórum E-commerce Brasil 2023?