Durante a NRF (National Retail Federation) deste ano, muito se falou sobre sustentabilidade, consumidor do futuro e as novas tendências do varejo. Entre elas, uma que chamou muito a atenção dos varejistas e fez lotar o auditório do Javits Convention Center, palco do evento em 2011, foi o tema trazido na palestra em forma de painel: “Inovações no E-commerce”.
Moderado por Kelly Mooney (Resource Interactive), o painel contou com a participação de dois CEOs: Bill Bass (Charming Direct) e Bob Myers (Sheplers Westerns Wear), que trouxeram suas visões sobre diferentes cases de inovação no e-commerce de empresas americanas.
O painel foi feito de uma forma interativa e divertida com os participantes do evento, que podiam votar via celular em “Thumbs Up” ou “Thumbs Down” para cada um dos cases, aparecendo o resultado no mesmo momento no telão do auditório.
Foi com esse formato que Bill Bass e Bob Myers discutiram os seguintes cases:
– BackCountry: Este site é de um grande varejista norte americano de produtos e equipamentos para atividades ao ar livre. Em uma seção chamada Guru Photos, o usuário posta suas próprias fotos usando um produto que adquiriu (clique aqui para ver um exemplo). Isso traz aos interessados um testemunho mais real do produto, pois tem a opinião de alguém que já o consumiu, e não só do próprio site.
– Wet Seal: Neste site de roupas femininas, uma interação com o Facebook permite que as usuárias troquem opiniões via chat enquanto compram no site. Basta baixar o aplicativo e aceitar o convite para o bate-papo. O aplicativo permite que você circule as roupas do site que tem interesse para que sua amiga, em tempo real, possa dar sua opinião. É como fazer compras em uma loja com as amigas, mas dessa vez, a experência é online.
– Tori Fashionista: Neste site, o usuário prova as roupas virtualmente através do aplicativo “Try-on”. Com o uso da webcam, o usuário, posicionado em frente à tela, tem a possibilidade de se ver no próprio computador provando a roupa que quiser. Além disso, ele pode tirar uma foto do modelito e postar diretamente do site para o seu perfil no Facebook, onde instantaneamente os amigos comentam sobre o look.
– The Home Depot e JCPenney: Estas duas lojas contam com perfis no Facebook, onde os consumidores das marcas são convidados a publicar fotos usando os produtos com comentários, sejam eles bons ou ruins. Isso traz uma experiência mais real ao usuário, que ganha mais um ponto de interesse pela marca.
Estes foram alguns exemplos sobre inovações em e-commerce discutidos durante a sessão. E você, o que achou? “Thumbs Up” ou “Thumbs Down” para eles?
Fonte: Google Varejo