A intenção da indústria brasileira de lançar novos produtos registrou uma queda significativa em novembro, recuando 14% em relação a outubro, sem considerar ajustes sazonais, de acordo com o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. Na comparação com outubro de 2023, o índice também apresentou retração, com uma redução de 1,8%.
Segundo Virginia Vaamonde, CEO da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, “o recuo do índice em relação a outubro deste ano deve-se ao lançamento de produtos excepcionalmente intenso em outubro, que teve o melhor comportamento histórico já registrado”.
O estudo, que mede a intenção da indústria de transformação em lançar produtos com base nos pedidos de registro de códigos de barras, revela ainda uma variação acumulada negativa de 3,1% nos últimos 12 meses.
“Sendo assim, já era esperado para novembro uma queda com relação ao mês anterior acompanhado dos impactos da sazonalidade. Mesmo com a redução do índice, alguns setores como têxtil e vestuário se destacaram positivamente, registrando um desempenho superior ao mês anterior, o que demonstra oportunidade de crescimento em alguns setores da economia mesmo em períodos de menor dinamismo”, finaliza a executiva.