Logo E-Commerce Brasil

Índice e-flation traz análise do mês de fevereiro para o mercado brasileiro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Em fevereiro, o índice e-Flation contabilizou deflação de 0,5% nos preços apresentados nos sites de e-commerce, alta de 0,7 p.p em relação ao registrado no mês de janeiro, quando atingiu -1,2%. Criado pela PROVAR (Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração), juntamente com a Felisoni Consultores Associados, o e-Flation é um índice de inflação voltado para o comércio eletrônico, trazendo informações sobre a variação de preço dos produtos de consumo comprados via internet.

Na análise do mês de fevereiro/2012, os produtos foram divididos em dez categorias, que incluem perfumaria, informática, eletrodomésticos, telefonia e livros, entre outras. Uma mudança neste ano foi a alteração no peso das categorias para o cálculo dos índices de inflação (veja gráfico no relatório completo). Outra novidade foi a fusão das categorias “Eletroportáteis” e “Linha branca” em uma única categoria: “Eletrodomésticos”, que teve o maior peso, 21%.

A análise identificou deflação em sete categorias. São elas: “CDs e DVDs” (3,4%), “Medicamentos” (2,9%), “Telefonia e celulares” (2,8%), “Brinquedos” (2,6%), “Eletroeletrônicos” (1,5%) e “Informática” (1,4%). Já as categorias que registraram inflação no mês foram: “Livros” (0,04%), “Cine e foto” (0,2%), “Perfumes e cosméticos” (1,1%) e “Eletrodomésticos” (2,5%).

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês anterior à primeira do mês em referência. Para a apuração da variação de preços, são consideradas as lojas virtuais preferidas pelos internautas, conforme apurado nas pesquisas de Intenção de Compra na Internet, realizada trimestralmente pelo Provar em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a e-bit. A cesta de produtos por categoria é composta a partir das listas contendo os “campeões de vendas” nos sites pesquisados. A partir desse ano a coleta dos dados, como preço, disponibilidade, forma de pagamento e frete, será feita pela Íconna, empresa de soluções de monitoramento de preços e inteligência competitiva para e-commerce. Com esses dados são gerados relatórios gerenciais e dashboards, permitindo que as lojas acompanhem seus resultados e os comparem com os das concorrentes.

É possível acessar o relatório completo em PDF neste link.