
Governo da Índia cria mecanismos para combater avaliações falsas em e-commerces
Na Índia, o governo finalizou um projeto de estrutura de padrões sobre como combater avaliações falsas e classificações de estrelas não verificadas em sites de comércio eletrônico e plataformas de reservas de viagens e hotéis. Segundo Rohit Kumar Singh, secretário do Departamento de Assuntos do Consumidor, o assunto já está em fase de estruturação com plataformas de e-commerce para chegar em um consenso de aplicação.
[caption id="attachment_126779" align="alignnone" width="1280"]
Para combater avaliações falsas, o governo da Índia reuniu representantes de empresas de comércio eletrônico, Conselho de Padrões de Publicidade da Índia (ASCI), Confederação da Indústria Indiana (CII) e outras partes interessadas.[/caption]
Entre os destaques, Singh apontou que está trabalhando em uma estrutura genérica e robusta para lidar com isso. "A questão principal é a rastreabilidade e a legitimidade das avaliações e classificações. Ou seja, se a pessoa que escreveu a avaliação é realmente um usuário". Para o secretário, hotéis e avaliações de viagens estão entre os maiores fraudadores nessa questão.
Leia também: “Exclusividade de apps prejudica o mercado”, afirma executiva do Rappi
A prática desenfreada de avaliações falsas ou não verificadas torna impossível para os consumidores diferenciar entre avaliações reais e pagas de produtos e serviços. Para tanto, o Departamento de Assuntos do Consumidor (DoCA) vem desenvolvendo a solução nos últimos meses.
