O comércio eletrônico brasileiro tem sido impactado pela ascensão dos e-commerces asiáticos, especialmente a Temu. Segundo o Relatório Setores do E-commerce no Brasil, produzido pela Conversion, o setor de importados foi o que mais cresceu em 2024, conquistando 134 milhões de novos visitantes e registrando um aumento de 68% nos acessos – um salto de 197 milhões para 331 milhões de visitas mensais.

A Temu, que chegou ao Brasil em maio de 2024, foi a grande responsável por esse crescimento, representando 92% da alta do setor. No comparativo anual, seu tráfego aumentou 11.000%, passando de 1,2 milhão para 142,9 milhões de visitas em janeiro de 2025.

Domínio asiático no e-commerce brasileiro
O avanço das plataformas asiáticas no Brasil se reflete no ranking dos e-commerces mais acessados. Desde novembro de 2024, cinco dos dez sites de comércio eletrônico mais visitados no país são asiáticos:
- Shopee (2º);
- Temu (4º);
- Samsung (6º);
- SHEIN (8º);
- AliExpress (10º).
Juntas, essas plataformas somaram mais de 639 milhões de acessos no mês, representando 40% do tráfego total do top 10 do e-commerce brasileiro. A Temu, em particular, cresceu 38,5% em apenas um mês, adicionando 39,5 milhões de visitas em relação a dezembro de 2024.

Outros setores em ascensão
Impulsionado pela volta às aulas, o setor de educação, livros e papelaria registrou um aumento de 30,3% no mês de janeiro. O Gran Cursos Online assumiu a liderança do setor, enquanto a Descomplica teve o maior crescimento percentual, avançando 86,8% e alcançando a 7ª posição no ranking.
Os segmentos de presentes, flores e pet também tiveram um desempenho expressivo, atingindo seu melhor resultado nos últimos 13 meses. A Gocase foi um dos principais destaques, com um crescimento mensal de 49% e 1,9 milhão de acessos a mais do que em dezembro.
Por outro lado, o período de férias levou o setor de turismo a crescer pelo quinto mês consecutivo, com dezembro sendo o segundo melhor mês do ano para o setor. A Airbnb se destacou com um crescimento de 7,7%, ultrapassando a Latam e acumulando 36,7% de alta em relação a 2023. Click Bus, Quero Passagem e Localiza também registraram crescimentos significativos, contribuindo para mais um mês positivo no setor.
