Logo E-Commerce Brasil

As vantagens de importar da China: conheça a JoomPro

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Não é de hoje que os varejistas internacionais e, em especial, as gigantes chinesas como Shein, AliExpress e Shopee, vem atraindo os consumidores, que buscam principalmente pela variedade de produtos e preços. 

Não à toa, de acordo com o Webshoppers, o número de compradores em sites estrangeiros cresceu 26% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Enquanto isso, uma pesquisa da Beyond Borders já apontava que entre 2018 e 2019 a adesão ao e-commerce cross border se intensificava por conta do valor (66,7%) e da oferta de itens antes indisponíveis no mercado nacional (43,8%).

Mas o que acontece quando essas vantagens chamam a atenção também dos empreendedores? Pois é precisamente a variedade de mercadorias e matéria-prima, aliada ao preço competitivo e à possibilidade de personalização dos produtos, que vem atraindo pequenos e médios negócios para o universo da importação.

Importação como estratégia de crescimento

É claro que, para tomar uma decisão estratégica, é preciso avaliar primeiro o cenário da sua empresa. Isso significa calcular os custos para importação, as quantidades para que a operação seja vantajosa e projetar o potencial de retorno sobre o que será investido — e aqui o volume de mercadoria tem impacto direto na diluição das despesas.  

Mas, ainda assim, é possível afirmar que com planejamento e a assessoria correta, a importação de produtos e matérias-primas de fora do Brasil se apresenta como uma boa estratégia de crescimento. E isto por diversas razões, a começar pela diversificação dos fornecedores e, consequentemente, da variedade de mercadorias disponíveis.

Outro benefício é que, ao comprar direto da fábrica, o negócio ganha mais flexibilidade. Primeiro porque não fica mais refém da disponibilidade de estoque ou das margens de lucro aplicadas por distribuidores e atacadistas, que podem encarecer o valor unitário dos produtos. E depois porque ganha mais liberdade e opções na negociação, levando não só a melhores ofertas, como também permitindo a customização de itens e aplicação da marca própria, para que seu produto se adeque às necessidades do seu público e do seu negócio. 

Vale destacar ainda que, apesar da variação cambial e da desvalorização do real frente ao dólar muitas vezes deixar os empreendedores reticentes, os preços dos produtos chineses continuam sendo altamente competitivos

Contudo, é compreensível que, mesmo conhecendo as vantagens da importação, a burocracia e complexidade dos processos venham a assustar empresas e minar projetos. Nesses casos, qual é a saída então? Como começar a importar?

Parceiros na gestão da importação

Na hora de navegar entre negociações, barreiras culturais e linguísticas, regras e  tributações, contar com uma empresa de importação especializada na compra e nacionalização de bens pode ser uma excelente alternativa. Esses parceiros podem atuar em diferentes camadas, desde o trato com fornecedores e acompanhamento da fabricação, até a papelada, entrada dos produtos no país e transporte até a sua loja.

E é precisamente nesse segmento que atua a JoomPro — uma gerenciadora de compra e importação de produtos da China que se destaca por atuar de ponta a ponta, em todas as etapas do processo

Isso significa que a JoomPro auxilia as empresas desde a definição detalhada do tipo e especificações do produto que desejam, até o cuidado com a documentação, desembaraço aduaneiro e logística para que tudo chegue no estoque, sem preocupações. 

Para se ter uma ideia do nível de detalhe, a empresa tem um time alocado na China que cuida, por exemplo, de toda a seleção e validação de fornecedores, acompanhando a negociação e a fabricação — inclusive possibilitando a personalização dos produtos —, e garantindo a agilidade e a qualidade na produção. 

Oportunidade

Bom, deu pra ver que, apesar de suas particularidades, o universo da importação pode ser muito vantajoso para os negócios. Basta estudar as possibilidades para a sua empresa e, se possível, contar com os parceiros certos, evitando erros e garantindo a fluidez de todo o processo. 

Acha que sua empresa está pronta para começar a importar? Ou já importa, mas quer simplificar seu processo? Saiba mais sobre a JoomPro.