Logo E-Commerce Brasil

Informação no e-commerce: a importância de usar a comunicação para melhorar as operações

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Marcos Efroin, Diretor de Vendas da Jadlog, falou durante o The Future of E-commerce edição Martech sobre a importância da informação para o consumidor atual e o papel das empresas em fornecê-las.

“Sabemos que cada vez mais, com o passar dos anos, a informação se tornou chave para a tomada de decisão”, explicou o executivo.

De acordo com Efroin, hoje o consumidor interage de maneira contínua com as lojas e transportadoras, de maneira que usa toda a oportunidade de comunicação à sua disposição e isso ajuda a todos os entes na hora da coleta de informações para se tornarem melhores a cada passo da jornada.

“A informação do consumidor central, que quer cada vez mais a decisão em sua mão, é a chave para o sucesso”, explica o executivo. Isso porque a necessidade do consumidor pode ser transformada em fonte de soluções de problemas e melhorias para a empresa.

Ele alerta ainda: “atenção ao fluxo para retroalimentar a cadeia”.

Efroin defende a necessidade de estar atento às mudanças do mercado e se movimentar de acordo com as necessidades dos consumidores. Como no último ano o comércio eletrônico cresceu de maneira significativa, o consumidor se acostumou com um padrão mais alto de atendimento.

Os serviços que circulam o comércio eletrônico, por sua vez, também precisaram levantar a régua de qualidade, o que inclui atendimento, logística, fornecedores, usabilidade etc.
“Todos nós nos lançamos na tarefa de atender melhor o mercado”, afirmou Efroin. Para ele, é um trabalho contínuo e interconectado.

O executivo defendeu ainda a importância da omnicanalidade, que gera redução de custos e distâncias entre a loja e o consumidor.

Além disso, para ele é importante as empresas usarem os dados coletados como uma forma de prever comportamentos futuros de maneira mais assertiva.

Leia também: Como utilizar a tecnologia para empoderar o marketing?

O The Future Of E-Commerce – Edição Martech acontece nesta terça-feira (1) e na quarta (2) e recebe grandes nomes do mercado de tecnologias para marketing. O evento faz parte de uma série de congressos do E-Commerce Brasil para tratar sobre o futuro do comércio eletrônico no Brasil.

Por Júlia Rondinelli, da redação do E-Commerce Brasil