Se o CRM é hoje um dos estudos mais importantes para a vitalidade e crescimento de um bom negócio, certamente não é à toa.
Estudos apontam que desde os primórdios do marketing, em meados do século XIX, o conceito de CRM já era aplicado por pequenos comerciantes que anotavam as preferências e histórico de compras de seus clientes, a fim de mantê-los satisfeitos e engajados com seus produtos e serviços.
Com o passar dos anos e início da era tecnológica, o conceito de CRM se expandiu com a vinda dos softwares que auxiliam na gestão dos clientes e passou a ser mais notado por pequenas e grandes empresas.
Mas então, como um conceito tão antigo ainda é altamente discutido e pesquisado nos dias atuais?
A resposta é simples: o conceito se perdeu com o avanço dos softwares!
Cada vez mais varejistas se confundem na ideia errônea de que apenas uma boa ferramenta de CRM é o suficiente para garantir todos os benefícios que, na realidade, o conceito em si é que fornece.
Portanto, trouxemos uma visão mais objetiva sobre o que de fato é o CRM e qual o melhor caminho para trilhar se sua empresa deseja aplicar (ou melhorar) este conceito em seus negócios, tornando-o um importante elo com seus consumidores:
Primeiramente é importante frisar que, sim, é possível que uma empresa sobreviva sem estratégias de CRM, mas é extremamente difícil que ela cresça de maneira rentável ou perpetue sem a aplicação de conceitos de CRM, sem realmente realizar a Gestão de Relacionamento com o Cliente.
Com isso, surge a dúvida de muitos empreendedores: qual o momento ideal para implementar / praticar CRM?
É fato que iniciar esse estudo e aplicação desde a primeira venda do seu negócio, pode fazer com que sua base de dados seja ainda mais rica e turbine ainda mais seu crescimento. Porém, sabemos que isso não é uma realidade para a maioria das empresas, pois, em grande parte, olha-se para o CRM quando já existe uma base relevante de consumidores. Isso faz bastante sentido também, pois nesse momento, muitas informações estão disponíveis para o desenvolvimento do seu Programa de Relacionamento com o Cliente.
Com o processo da aceleração digital que ocorreu no último ano, percebemos que cada vez mais os consumidores têm acesso a informações sobre as empresas, identificando-se com seus valores, produtos, serviços e principalmente o posicionamento. Dito isso, é essencial que o pensamento das empresas se mantenha centrado na experiência de seus consumidores, levando em consideração também seu comportamento/preferências e momento de relacionamento e compra!
Pra que isso seja possível, é necessário identificar e conhecer o seu consumidor.
Analisar e entender o comportamento do seu consumidor além de diminuir seu CAC (Custo Por Aquisição de Cliente), também aumentará seu LTV (Life Time Value), pois parte importante da chave do negócio é a recompra, ponto que certamente o CRM irá trazer ao seu negócio.
CRM é sobre cultura!
Ter em seu time pessoas que acreditam no poder desse conceito é fundamental para iniciar ou desenvolvê-lo na prática (que é o que mais conta). Uma simples planilha no Excel, bem como um software renomado podem auxiliar sua empresa a deslanchar nesse universo, desde que todos mantenham uma linha de pensamento focada no objetivo principal: a experiência do consumidor.
Diego Camillo, CEO da Octagencia aborda esse assunto num episódio do PodCast Entre Amigos by E-commerce Brasil, com Paula Maia (Head de CRM na Icomm Group), Lucas Moreira (Co-Founder da Cuarentena Digital) e Gustavo Passi (Founder do Voz e Conteúdo)
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