Redação E-Commerce Brasil

KPI’s de e-mail marketing: quais indicadores analisar para aumentar meu resultado

Terça-feira, 18 de agosto de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

Como em toda e qualquer mídia, existem KPI’s no e-mail marketing que devem ser observados e estudados com atenção para garantir uma boa performance. Afinal, o que não é medido não pode ser gerenciado.

O processo de análise desses indicadores se inicia muito antes de pensarmos em olhar simplesmente para as taxas de abertura e clique, pois, para entendermos estes KPIs, é necessário olhar para o começo do funil: base de dados.

Idealmente devemos olhar para nossa base com uma visão de perfil e segmentação por atividade dos usuários.

Tipos de usuários e entregabilidade

Simplificadamente, podemos iniciar com uma separação entre usuários ativos (que abriram e/ou clicaram no e-mail) num período determinado (de 3 à 6 meses) e usuários inativos (que não abrem e/ou não clicam) no período determinado anteriormente.

Os usuários ativos devem receber suas campanhas promocionais e de ofertas normalmente. Enquanto isso, os inativos receberão pontualmente campanhas de re-engajamento e algumas ofertas que se destaquem no quesito abertura de e-mail.

Aqui, basicamente, temos a seguinte estratégia: vender para os usuários ativos e re-engajar usuários inativos.

Isso é um ciclo e pode ser realizado de maneira mais elaborada, com diversas variáveis de interação.

Além disso, a segmentação de base nos fornece outros indicadores importantes de maneira individualizada dentro desses perfis de atividade: a entrega (o ato da plataforma de disparo entregar seu e-mail ao provedor) e a entregabilidade (o fato do provedor receber seu e-mail na caixa de entrada).

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Abertura e clique

A sua taxa de abertura e clique, além da receita, certamente irão sofrer influência de acordo com a sua reputação frente aos provedores. Portanto, é imprescindível manter uma boa frequência de envios e um processo de manutenção e limpeza de base para mantê-la em alta. Além disso, essa prática também serve para evitar uma visão deturpada destes dados e posteriormente tomar decisões equivocadas.

A média de abertura e clique deve variar de acordo com diversos fatores, como: saúde de sua base, processos de integração, idade e tamanho da sua base, segmentação por atividade, reputação com os provedores, frequência de envio e, é claro, ramo no qual sua empresa atua. Porém, é preciso lembrar que estamos falando de um funil de vendas, no qual a análise de abertura é feita sobre a quantidade de entrega, e a análise de cliques sobre a quantidade de aberturas, e análise de conversão, sobre a quantidade de cliques.

Focando em abertura de e-mail marketing, a forma mais eficaz de otimizar este KPI é realizando teste A/B em sua linha de assunto. Aqui, temos uma infinidade de testes à se fazer: assuntos com palavras em capslock (caixa alta), com emoji, assuntos abertos ou fechados, nome da pessoa no assunto etc.

Realize testes

Olhando para o clique, outros fatores influenciam muito e também podem ser medidos, como: peças de e-mail no formato full banner ou vitrine, GIF ou imagem estática, peça humanizada, cor e tamanho de CTA (call to action), entre outros.

É de extrema importância realizar o teste por um período de pelo menos 2 ou 3 semanas e, principalmente, realizar um teste de cada vez.

Dessa forma você terá visão clara sobre o que está, ou não, funcionando para o seu negócio. Assim, você conseguirá cada vez mais otimizar todos os KPI’s dessa mídia e entender de onde vem a melhora nos seus resultados de e-mail marketing.

Webinar

A Octagencia abordará o tema de forma mais detalhada, enriquecida, com mais KPI’s relevantes e trazendo mais possibilidades no webinar “KPI’s de E-mail Marketing: Quais indicadores analisar para aumentar meu resultado!” na quarta-feira dia 19/08 às 15h(horário de Brasília) em parceria com o E-Commerce Brasil.

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