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iFood aposta em colaboração para expandir e-commerce alimentar

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

Durante o Congresso Alimentos e Bebidas, Murilo Massari, diretor comercial de marketplace do iFood, apresentou os movimentos mais recentes da companhia no setor alimentar. A empresa, 100% brasileira e fundada em Campinas há 13 anos, tem investido na ampliação de suas verticais com foco em cooperação entre diferentes elos da cadeia.

Murilo Massari, diretor comercial de marketplace do iFood (Imagem: Carol Giusti)

Massari destacou que tudo o que não envolve restaurantes está sob gestão de seu time, com o iFood hoje operando de forma dividida entre marketplace e plataforma. Além do delivery, o iFood também atua com o iFood Pago, banco voltado a serviços financeiros para parceiros do ecossistema alimentar, e com soluções de compra de insumos em atacado e uso de dados de consumo para ofertas mais direcionadas.

A vertical de grocery surgiu em 2019 com base na chamada “ideologia jet-ski” — conceito que guia o lançamento de categorias novas em ritmo acelerado. A partir de 2020, a empresa intensificou sua atuação com o varejo alimentar, criando novas parcerias e consolidando iniciativas como o Clube iFood. Segundo Massari, empresas que aderem ao clube tendem a triplicar de tamanho e apresentar aumento de 11 p.p. a taxa de conversão.

Ainda de acordo com ele, sellers que ingressam no iFood e adotam os recursos da plataforma registram crescimento médio de 70%, e as bases integradas ao varejo têm desempenho 58% superior. “Não é uma comparação, é uma colaboração”, afirmou.

O executivo encerrou apontando os produtos mais vendidos na plataforma: bebidas, com e sem álcool. Só em março, foram mais de 40 milhões de itens vendidos — o equivalente a 16 por segundo e mais de mil por minuto. Massari também ressaltou o baixo índice de ruptura no iFood: 0,9%, frente aos 13,7% do varejo tradicional.