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IAB Brasil revela que 85% dos brasileiros conectados já realizaram compras online

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Em parceria com a Offerwise, o IAB Brasil lançou a pesquisa “Comportamento de compra online: hábitos dos brasileiros na internet e sua relação com anúncios“. Nele, um dos destaque ficou em relação às compras online: 85% dos brasileiros com acesso à internet já adquiriram produtos no e-commerce.

Miniatura de carrinho de supermercado em primeiro plano, com uma mulher mexendo no smartphone ao fundo
Para realizar as compras online, 89% dos pesquisados preferem smartphones, enquanto 39% optam por notebooks ou desktops

Entre os não adeptos das compras online, 32% alegam a falta de métodos de pagamento disponíveis como motivo, enquanto 31% indicam falta de interesse — outros 22% citam desconfiança na segurança das transações online.

Já entre os usuários que realizam compras online, 64% adquiriram produtos ou serviços nos últimos 30 dias, indicando a consolidação desse comportamento. Em 2023, de acordo com a ABComm, as compras online atingiram $ 185,7 bilhões no Brasil.

Compras online cada vez mais comuns

Outro dado relevante é que 48% dos internautas afirmam fazer mais compras pela internet do que em lojas físicas — 28% mantêm uma abordagem equilibrada entre compras online e offline. Quanto aos dispositivos utilizados, 89% preferem smartphones, enquanto 39% optam por notebooks ou desktops.

A tendência de pesquisa online antes da compra também não é mais novidade: 99% dizem pesquisar em e-commerces, buscadores, sites de avaliações e redes sociais. Anúncios online mostram-se eficazes, com 56% dos consumidores pesquisando mais sobre produtos após visualizá-los, e 82% admitindo terem adquirido produtos ou serviços após verem anúncios na internet.

Gatilhos para a venda digital

Fatores como frete grátis (71%) e promoções (70%) despertam mais atenção nos anúncios, enquanto preço (85%) e frete (80%) são os principais influenciadores nas decisões de compra. Ainda no universo online, produtos mais comprados são:

– vestuário e moda (57%);

– eletrônicos (45%);

– beleza e cuidados pessoais (42%);

– e produtos para o lar (40%).

Vale lembrar que a classe A apresenta um comportamento mais intensivo de compras no ambiente digital. Por outro lado, a pesquisa do IAB afirma que as classes D e E e o grupo de 18 a 24 anos tendem a realizar mais compras em lojas físicas.