Logo E-Commerce Brasil

IA no e-commerce: implementação não é mais opcional, afirmam executivos

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Se ainda há dúvida sobre o quão importante é buscar atualização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no e-commerce, executivos do setor evidenciam que esse tipo de aplicação não é mais opcional. A afirmação aconteceu durante painel no Web Summit Rio 2024, nesta quarta-feira (17).

Tiago Dalvi (Olist), Guilherme Nosralla (Merama) e José Saad Neto (GoAd Media) - Web Summit Rio 2024 - IA no e-commerce
Tiago Dalvi (Olist), Guilherme Nosralla (Merama) e José Saad Neto (GoAd Media) (Imagem: Divulgação/Web Summit Rio)

De acordo com Tiago Dalvi, CEO do Olist, ter aparatos de IA como aplicações obrigatórias pode definir o futuro da empresa. No e-commerce, esse tipo de ação já influencia também no ritmo de evolução da empresa dentro do mercado.

“As ferramentas tecnológicas mais novas, neste caso a IA, podem ser abraçadas de maneiras diferentes. Se sua marca estiver começando, é importante ter em mente que essa é a realidade do mercado daqui em diante. Por outro lado, entre os que já possuem certa rodagem, o caminho está em compreender quais estruturas precisam ser atualizadas ou mudadas para abrir espaço para esse tipo de novidade”, explica o executivo.

Um setor que, atualmente, têm aproveitado os frutos da IA é o conversational commerce, com automatizações que tornam diálogos mais rápidos e otimizadas entre empresas e usuários. Até por isso, a proximidade com as pessoas também é um ponto central do comércio conversacional utilizar tecnologia.

“A habilidade social ganha novos níveis ao se relacionar com ferramentas de IA, já que o grande papel de novas tecnologias está em reforçar dificuldades. Uma delas dentro do conversational commerce é o de capilaridade, mas que as ferramentas certas podem garantir mais adeptos”, complementa Dalvi.

Ética

Em termos éticos do uso de IA, parte da jornada de aplicação, incluindo no e-commerce, é o que deve ditar limites. Para Guilherme Nosralla, cofundador da Merama, a medida que mais companhias enxerguem a IA, padrões serão desenvolvidos e a experiência também evolui.

Web Summit Rio está em sua segunda edição e acontece no Riocentro até 18 de abril. Para 2024, são esperados cerca de 30 mil visitantes, contando também com mais de 600 investidores e 1 mil startups.