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IA, Machine Learning e dados: atuação anti-fraude deve visar integração e performance

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A busca pelo sucesso na primeira tentativa é o que norteia o trabalho de empresas de pagamentos. Uma compra bem-sucedida sem percalços pode ditar o sucesso com clientes e a procura de novos estabelecimentos. Para um processo descomplicado, segundo Thaisa Fausto, head de Vendas Empresariais do PayPal, a busca principal das companhias deve ser pelo alinhamento de três pontos: Inteligência Artificial, Machine Learning e dados.

“A otimização, por exemplo, de fatores do back-end em empresas é o caminho para o tratamento ideal de dados. Mais do que isso, trabalhar essa cultura internamente ajuda a garantir o futuro da própria empresa”, pontua.

Além do lado operacional, a utilização destas ferramentas pode, segundo a executiva, auxiliar na criação de experiências personalizadas em compras válidas e taxas de autorização mais altas. O quarteto que configura uma boa aplicação, conforme sua explicação, inclui:  Tecnologia, Performance, Segurança e Agilidade.

Dando um exemplo interno, Thaisa cita que, no PayPal,  Machine Learning e IA são amplamente utilizados. Entre as formas dessa aplicação, além do tratamento de fraudes, estão:

Monitoramento de transação (comportamentos e ações);
Pontuação de risco;
Biometria Comportamental;
Detecção final de fraude (baseado na análise anterior).

Com este tipo de trabalho, o patamar de autonomia cresce e proporciona habilidades como:

Dados robustos
Machine Learning e IA amplificados
Solução de risco integrada ao aprendizado de máquina
Parcerias com as Bandeiras e Bancos
Network Token (token de bandeira)
Account Updater
Retentativas
Soluções financeiras diversas para o caso de uma transação negada

“Uma boa ferramenta anti-fraude visa otimizar performance e a conversão do estabelecimento parceiro. Por isso, a escolha de um player precisa levar em consideração que este ofereça o formato mas compatível possível. Afinal, este pode ser um diferencial competitivo aos vendedores” finaliza.