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IA e obsessão por eficiência são foco de discussões durante a NRF 2024

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Palestra na NRF de 2024
Imagem: reprodução

O ano mal começou e o varejo já está a todo vapor, já que neste mês ocorreu a maior feira do segmento do mundo: a NRF Retail Big Show. Em 2024, o evento conta com mais de 40 mil participantes, 6.200 marcas representando mais de 100 países, fomentando as principais oportunidades para desenvolvimento da cadeia de suprimentos e do varejo físico e digital.

Este ano o Grupo Intelipost está participando com a correspondência de Luiz Paulo Ribeiro, VP de Vendas e Alianças do Grupo, e da Diretora de Marketing, Anita Bataglin, diretamente de Nova Iorque para o Brasil.

Nesta edição, a Inteligência Artificial manteve o seu protagonismo, porém com um status mais realista e palpável de atuação na promoção da melhor experiência de compra por meio de melhores conexões com os stakeholders. Em entrevista para o Mercado e Consumo, Luiz Paulo Ribeiro diz: “a inteligência artificial é o tema mais discutido da NRF, com certeza, mas não como uma buzzword, como foi com o metaverso em outras edições. Mas sim, como você muda os níveis de eficiência das empresas ao optar por soluções de inteligência artificial como otimizadora de vendas, em uma estratégia customer centric 100% aplicada”.

Para além dos usos da tecnologia pelo varejo, será preciso um esforço coletivo para demonstrar o valor da tecnologia para os consumidores finais. Essa foi a mensagem transmitida por Raj Subramaniam, CEO da FedEx, falando sobre os “Desafios e oportunidades em busca da excelência no supply chain”, e como uma postura data driven garante o sucesso da companhia. Segundo o executivo, a FedEx está cada vez mais integrando a sua base de dados, sua distribuição física e a Inteligência Artificial. Raj aproveita para reforçar que a obsessão por eficiência faz parte da missão de otimizar a jornada do cliente de ponta a ponta para criar uma cadeia de suprimentos mais inteligente e inclusiva.

Para a executiva Anita Bataglin, “o aprimoramento contínuo da experiência de compra na busca pela excelência, a inovação e a atenção às necessidades dos consumidores é o que está moldando o futuro do varejo, transcendendo as fronteiras setoriais e criando operações mais eficientes e integradas”.

No painel “Top 5 tendências de consumo em 2024” Michelle Evans, Global Lead of Retail and Digital Consumer Insights da Euromonitor International e Marc Bain, correspondente de tecnologia do The Business of Fashion apontam para como a IA generativa está agregando valor à experiência dos consumidores.

É um novo momento para o varejo e o e-commerce. O papel da Inteligência Artificial para a revolução do consumidor será de alta relevância. Não à toa, a receita global de IA generativa apresentou um aumento de 15%, refletindo a urgência e prioridade na qual  as pessoas que atuam como CEOs nas grandes estão endereçando a pauta.

O que podemos concluir, então, é que será necessário encontrar um equilíbrio entre a evolução contínua do ecossistema do e-commerce e como isso influencia na experiência do consumidor, com custos mais eficientes e conscientes. Nesse sentido, a inteligência artificial torna-se a grande promotora da eficiência na supply chain. 

Para o Grupo Intelipost, os aprendizados da NRF são cruciais para continuar acompanhando as principais tendências do varejo e trazendo tais inovações para as operações do Brasil. Tudo o que há de mais inovativo no que diz respeito à logística de entregas e a experiência de compra, conforme as demandas dos consumidores brasileiros.