Logo E-Commerce Brasil

Hub de Pix da Fiserv traz diferenciais para os setores de grocery e e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

A Fiserv, líder global de pagamentos e serviços financeiros, apresenta novos recursos em seu Hub de Pix, com foco na redução de chargebacks e na garantia de alta segurança nas transações. Além disso, oferece a Conta Pix com diferenciais para os segmentos de Grocery e e-commerce.

Na Conta Pix, a Fiserv faz o processamento do pix e o varejista mantém o relacionamento com o seu banco. As vendas são realizadas, recebidas instantaneamente e os valores são transferidos de acordo com a configuração na conta domicílio do varejista – todo o acesso a relatórios de venda e liquidação acontece nos canais da Fiserv, facilitando a gestão financeira. 

Para os segmentos de grocery e e-commerce, a Conta de Pix da Fiserv já nasce integrada às principais plataformas do mercado, com split de taxas entre sellers e marketplaces para uma melhor gestão do negócio. Outras vantagens incluem pagamento programado – com recebimento instantâneo na conta de pix –, e pré-autorização com devolução parcial e liquidação apenas na confirmação da entrega.

Por ser integrado ao SiTef®, Solução inteligente de Transferência de Fundos, o processo de habilitação da Conta de Pix da Fiserv é simples e pode acontecer de forma automatizada. 

Outra novidade para garantir alta disponibilidade nas transações com Pix, é o balanceamento, em que o estabelecimento comercial tem autonomia para escolher múltiplos Provedores de Serviços de Pagamento (PSPs) e dividir o volume entre eles. Eventualmente, quando um deles estiver indisponível, o outro assume a transação aumentando dessa forma as chances de sucesso da operação. 

Para Jorge Valdivia, general manager da Fiserv no Brasil, a nova oferta de valor do Hub de Pix da Fiserv permite que as transações entre pessoas e empresas (P2B) evoluam rapidamente, acompanhando os indicadores de sucesso do Pix entre pessoas (P2P). “A nova proposta de valor da Fiserv acelera a adoção de Pix no varejo, seja para as vendas presenciais ou online. Estamos trazendo um novo nível de maturidade aos Pagamentos Instantâneos no Brasil. Atualmente, 7% de todas as transações de Pix P2B do Brasil transitam dentro do Hub de Pix da Fiserv e estamos confiantes que, com essas facilidades para apoiar o varejo, chegaremos a transacionar 10% de todo esse volume em 2024”, destaca.    

Com a proposta de proteger ainda mais o estabelecimento comercial, seja na fase do cadastro de pix ou nas transações, a Fiserv inova e traz, com exclusividade, uma camada extra de antifraude no recebimento via pix; cruzando comportamentos transacionais no varejo e prevendo fraudes que possam ser realizadas baseados em diferentes modelos de prevenção. A novidade define um novo padrão para o mercado e apoia o Banco Central na Resolução Conjunta nº 6 que solicita o compartilhamento de dados e informações sobre indícios de fraudes.  

Suporte 24×7

A Fiserv integrou ainda ao Hub uma solução de processamento de Pix para que os estabelecimentos comerciais, caso desejem, tenham um único canal de suporte para captura e Conta de Pix. Com suporte 24×7, o varejista pode optar por ter a Fiserv por si ou com seus parceiros (PSPs) como responsável pelo processamento primário ou secundário de suas transações. No futuro, as ofertas do Hub de Pix da Fiserv estarão disponíveis também para os parceiros de adquirência.