Ter conhecimento sobre como foi desenvolvido uma empresa, dá inspiração e insights para futuros empreendedores que desejam ter seus próprios negócios, mas que ainda estão inseguros e incertos sobre sua decisão.
Quando falamos do mercado de comércio eletrônico, as coisas parecem ser mais simples, pois conseguimos criar uma loja virtual e vender em marketplaces em poucas etapas, e muitos iniciam suas vendas para complementar e ter uma renda extra no final do mês.
O problema está quando a operação começa a crescer e somente uma ou duas pessoas não dão conta das vendas, ocorrendo erros, prejuízos e a perda da relevância que se adquiriu nessas plataformas.
Foi nessa trajetória em comum que Vitor Lima, cofundador e CTO da Magis5, decidiu que utilizaria seu conhecimento como desenvolvedor para desenvolver uma ferramenta que auxiliasse não somente sua operação nos marketplaces, mas, sim, sua mãe, que o ajudava a embalar e despachar seus pedidos.
Junto a Claudio, cofundador e CEO da Magis5, lançaram em 2019 o seu hub. Vamos conferir nesse texto, de maneira breve, um pouco da trajetória dessa startup de tecnologia.
Os primeiros passos para o lançamento do hub Magis5

Como dito, o processo de desenvolvimento do hub Magis5 foi iniciado quando Vitor viu a necessidade de ter uma ferramenta que fosse simples e eficaz para facilitar as tarefas da sua mãe, que o auxiliava nas vendas de sua loja nos marketplaces.
O seu objetivo era criar não somente um hub que integrasse nos marketplaces, mas que também automatizasse processos para que ele, em outra cidade devido a estudos e trabalho, pudesse finalizar os pedidos de longe e sua mãe, já idosa na época, apenas bipasse o produto, colasse a nota fiscal casada a etiqueta do marketplace e despachasse o produto.
Com a efetividade do seu software, Vitor começou a divulgar o produto em grupos de vendedores de marketplaces para atrair pessoas interessadas e que igualmente sabiam o quão o hub poderia auxiliar no dia a dia de sellers.
Foi assim que encontrou Claudio Dias, que já tinha anos de experiência com vendas e marketplaces, o qual viu potencial no hub, até então sem o nome “Magis5”, e começaram a conversar a respeito.
Dessa maneira, Claudio, que morava em São Paulo, encontrou-se com Vitor em uma padaria de Rio Claro — onde estava residindo — e ficaram horas falando sobre a ferramenta e suas possibilidades.
Foi então que decidiram, fundar juntos, a Magis5 com a proposta inicial — e até então — de ser “muito mais que um hub”.
Crescimento de clientes, parceiros e colaboradores

Com o início oficial de suas operações em 2019, a startup partiu para o mercado com apenas 3 pessoas em sua equipe — contando os dois cofundadores — e com a aquisição de alguns clientes que viram potencial na sua solução.
Em um episódio especial de seu podcast, Papo de Seller, Claudio traz alguns de seus clientes mais antigos e explica a trajetória, com mais detalhes, e como a automação do hub os auxiliaram a crescer.
Mas avançando um pouco a trajetória da startup, em pouco tempo a empresa foi adquirindo mais valor, clientes e, como consequência, a necessidade de expandir seu time.
Só no final de 2022, a startup contava com a marca aproximada de 90 colaboradores e um crescimento de 3 vezes maior em relação a 2021.
Sem contar a integração de seu hub com os maiores marketplaces do mercado e a aquisição de certificados que comprovam sua eficiência.
É possível conferir mais sobre ações da startup em 2022 em sua retrospectiva.
O porquê do seller para seller?
A Magis5 comunica seus valores de diferentes maneiras, porém, uma das frases que mais vemos em sua comunicação é o “de seller para seller”.
Através de sua fundação é possível entender o porquê. Afinal, o seu hub foi desenvolvido a partir da dor de um vendedor de marketplaces, que presenciou na pele as dificuldades de uma operação em múltiplos canais sem o auxílio da tecnologia e de uma ferramenta que pudesse centralizar sua gestão.
Atualmente, o time Magis5 trabalha fortemente para auxiliar os vendedores em todas as etapas de sua operação, oferecendo um suporte humanizado e empático, valorizando a automação como uma peça fundamental para que empreendedores possam ter uma vida tanto profissional quanto pessoal melhor, ao oferecer mais tempo para organizar seu negócio e mesmo aproveitar momentos de lazer.
Em breve, a Magis5 irá lançar uma websérie especial para o seu mês, contando com mais detalhes sua trajetória e dificuldades.
Devemos ficar de olho em seus canais, como o YouTube e Instagram, para conferi-la.