Em vista de diminuir o endividamento do Grupo SBF, dono das lojas Centauro e da Nike Fisia, o CFO Jose Luis Salazar citou, em coletiva de imprensa virtual, que apostará em vendas no e-commerce para os próximos meses. A estratégia também inclui o corte de despesas, reduzindo estoques e redirecionando produtos em um único Centro de Distribuição (CD).
Em declaração oficial, o executivo citou a ideia de buscar um nível de “estoque saudável” até o final de 2023.
“Houve uma normalização da cadeia de abastecimento e a Nike voltou a prover o mercado com uma maior quantidade de produtos para o primeiro mês da coleção. Temos excesso de estoque a resolver dentro do ano”, explica.
O desequilíbrio, com base na explicação de Salazar, está no fato da companhia ter se acostumado com o abastecimento da oferta nos segundo e terceiro meses pós-lançamento.
Para balancear os processos novamente, a digitalização é uma ferramenta considerada importante pelo Grupo SBF e por Salazar. Isso, na prática, ampliará as vendas diretas ao público (D2C), além de otimizar gastos com logística.
O segundo semestre da empresa foi encerrado com dívida líquida ajustada de R$ 1,6 bilhão. Em 2024, o CFO quer trabalhar para que a rolagem chegue a R$ 400 milhões.
Com informações do Valor Econômico.