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Gift Card no e-commerce: boas práticas e benefícios para o Dia das Mães

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo, especialmente no ambiente digital, onde a conveniência e a agilidade nas compras fazem toda a diferença. Em meio à correria e à busca pelo presente ideal, os gift cards surgem como uma alternativa prática, personalizada e estratégica — tanto para consumidores quanto para lojistas.

Gift Card no e-commerce
(Imagem: divulgação/Uappi)

Uma pesquisa da Capital One, mostra que o mercado global de gift cards alcançou a marca de U$984,3 bilhões, com expectativa de chegar a U$3,09 trilhões até 2030. O mesmo relatório ainda aponta que 52% dos consumidores compram gift cards pela conveniência, e 90% o considera um presente apropriado para escolher produtos com mais liberdade.

O uso inteligente de gift cards pode impulsionar as vendas no e-commerce durante essa data tão especial, oferecendo soluções eficazes para atrair e fidelizar clientes. Confira!

Por que o gift card é uma solução estratégica e prática para o Dia das Mães

O gift card, conhecido por ser cartão pré-pago que contém créditos para serem utilizados em serviços online, é uma opção conveniente tanto para quem presenteia, pois pode escolher a marca que será gerado o voucher, quanto para quem recebe, pois o presenteado pode escolher como quer gastar o valor.

Do ponto de vista estratégico, o gift card é um verdadeiro aliado de vendas. Ele tende a elevar o ticket médio, já que é comum o consumidor gastar além do valor presenteado ao utilizá-lo. Como a escolha do produto é feita pela própria pessoa presenteada, há uma significativa redução nas trocas e devoluções — o que economiza tempo, dinheiro e logística para a marca.

Outro ponto importante: o gift card é também uma poderosa ferramenta de fidelização. Ele pode atrair novos clientes que, ao serem impactados pela experiência de compra, retornam futuramente. É uma porta de entrada para relacionamentos mais duradouros com o consumidor.

Como implementar o gift card: boas práticas e benefícios

Para que essa ferramenta traga resultados expressivos, é essencial seguir algumas boas práticas, assim como compreender os benefícios que essa estratégia apresenta. Dentre eles, podemos citar:

Aumento nas vendas em datas comemorativas:

Como já mencionado anteriormente, os gift cards se tornam uma opção de presente prática e emocionalmente significativa. Eles devem estar visíveis, portanto, aposte em comunicação visual atrativa e destaque em datas comemorativas.

Estímulo à recompra e fidelização:

Consumidores que retornam para usar o gift card tendem a gastar além do valor presenteado, além de aumentar a frequência de visitas à loja ou site, fortalecendo a fidelidade à marca.

A personalização aqui é de grande importância. Ofereça opções de gift cards temáticos para diferentes ocasiões, permitindo ao cliente escolher mensagens personalizadas ou designs especiais. Busque, também, utilizar e-mail marketing, redes sociais e banners no site para divulgar as vantagens.

Experiência mais flexível para o consumidor:

O gift card permite que o presenteado escolha exatamente o que deseja, evitando trocas e frustrações. Essa flexibilidade amplia a percepção positiva da marca.

Vale ressaltar que é imprescindível informar com clareza as condições de uso, validade e restrições (se houver), garantindo uma experiência transparente para o consumidor.

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Quando bem implementados, os gift cards são uma poderosa ferramenta de marketing, fidelização e aumento de receita.

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