Nos últimos anos, o setor de e-commerce no Brasil tem passado por verdadeiras revoluções tecnológicas e operacionais, impulsionado principalmente pelo aumento significativo da participação do varejo online sob o varejo tradicional. Esse movimento, apesar de nem sempre acompanhado de um crescimento na economia, gerou uma série de oportunidades, principalmente para novos empreendedores.
Novas tecnologias, como plataformas de e-commerce, marketplaces, integradores, ERPs e WMS permitem que o lançamento de uma nova loja virtual seja realizado de forma rápida e descomplicada. Os sortimentos são vendidos nos principais canais de venda, sem que o seller tenha que necessariamente se preocupar com aquisição de tráfego ou integrações complexas.
Se por um lado todas essas facilidades no “front” permitiram o ingresso de milhares de empreendedores no varejo online, assim como em qualquer setor com baixas barreiras de entrada, a competição por preço e prazos de entrega segue em ritmo acelerado. Essa competição acirrada naturalmente força as empresas a repensarem constantemente sua estrutura de custos. Aí vem o grande dilema para escalar qualquer e-commerce: como se destacar frente aos concorrentes, mantendo uma estrutura de custos enxuta e melhorando níveis de serviço?
Quando pensamos na estrutura de custos de qualquer e-commerce, os custos mais relevantes são: operação, fretes e atendimento ao cliente. Os custos de atendimento estão intimamente ligados a eficiência dos transportadores e a atualização das entregas em tempo real para que o consumidor não precise entrar em contato para saber se sua encomenda chegará no prazo ou não.
Uma gestão de transportes eficiente, que permite ao “seller” ser diferente na experiência total do cliente e não apenas em preço, deve levar em consideração o equilíbrio entre diferentes alavancas: custo do frete, prazo de entrega, % de entregas no prazo e qualidade do rastreamento. Como escolher e gerenciar os melhores transportadores, dentre centenas, para cada região e perfil?
A UX Solutions desenvolve soluções robustas para que a gestão da malha de transportes seja realizada de forma inteligente, adotando as melhores práticas, indicadores e processos utilizados nos principais e-commerce do mundo, desde o correto planejamento da malha de transportes, passando por definições de políticas comerciais de frete em cada canal de venda e integração com mais de 500 transportadores em todo território nacional.
Para os marketplaces, possuímos ferramentas para que sua plataforma possa criar sua própria oferta de fretes, rastrear os pedidos de todos seus “sellers” e realizar o cálculo do frete com políticas centralizadas ou compartilhadas.