Logo E-Commerce Brasil

Gastos em supermercados e restaurantes crescem no último ano, aponta Alelo e Fipe

Por: Amanda Lucio

Jornalista e Repórter do E-Commerce Brasil

O consumo dos brasileiros em supermercados e restaurantes teve alta expressiva no acumulado dos últimos 12 meses, segundo dados divulgados pela Alelo em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Os resultados fazem parte dos Índices de Consumo em Supermercados (ICS) e Índices de Consumo em Restaurantes (ICR), criados para monitorar o comportamento de compra em ambos os setores.

Gondola de supermercado com produtos diversos na plateleira
(Imagem: Reprodução)

No setor supermercadista, o número de transações cresceu 9,1% entre 2024 e 2025, frente ao mesmo período do ano anterior. O valor total transacionado teve avanço ainda maior, de 18,3%, impulsionado também pelo aumento de 8,4% no valor médio por transação. Os dados apontam um crescimento tanto no volume quanto no tíquete médio das compras, refletindo o maior desembolso do consumidor por visita.

Já o segmento de restaurantes apresentou alta de 3,8% no número de transações, mas um salto de 17,7% no faturamento total, puxado pela elevação de 13,3% no valor médio por transação. Isso indica que, mesmo com crescimento mais moderado na frequência de consumo, os brasileiros estão gastando mais por refeição.

O levantamento considera o comportamento de consumo em estabelecimentos como supermercados e locais que oferecem refeições prontas, incluindo restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, serviços de entrega, retirada e take-away. A elaboração dos índices é feita pela Fipe com base em dados da Alelo e do IBGE.