Logo E-Commerce Brasil

Fundo SC anuncia investimento em startup de comparação de fretes

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Fundo SC, fundo de investimento de venture capital que atua no Brasil, anuncia em outubro, o investimento na Axado, startup que desenvolve um sistema online para que empresas e pessoas físicas possam comparar preços de fretes de mercadorias para qualquer lugar do país. Com o investimento do fundo, a Axado irá desenvolver novos produtos como a plataforma para cálculo de frete em e-commerce, sistemas C2C e portais de e-procurement. Esse é o segundo aporte financeiro que a empresa recebe em menos de um ano.

Gerido pela BZPlan em Florianópolis e pela FIR Capital em Belo Horizonte, o propósito do Fundo SC é aplicar em empresas emergentes e inovadoras. Ter como meta atender uma demanda nacional e oferecer um serviço inovador com qualidade foram alguns dos motivos pelos quais a Axado foi contemplada pelo fundo. “Além disso, o interesse demonstrado por grandes transportadoras indica que a solução está aderente à necessidade do mercado.” – diz um dos gestores da BZPlan, Rodrigo Ventura.

Do ponto de vista logístico, o principal problema do Brasil é a infraestrutura. Pesquisas apontam que pouco mais de 10% das estradas brasileiras são pavimentadas e temos apenas 14 mil km de hidrovias. Rússia e China, por exemplo, têm mais de 100 mil km de hidrovias, cada uma.

A capacidade de encontrar alternativas para os empecilhos logísticos do país é uma das expectativas do Fundo SC para o investimento na Axado. Além de aumentar as vendas das transportadoras, os investidores esperam que a empresa contribua para a solução de diversos problemas enfrentados na atual cadeia de serviços de transporte. Um dos sócios-fundadores da Axado, Leandro Meintanis Baptista, diz que o produto desenvolvido vai além de automatizar o método de cotação e contratação de transporte de cargas. “As empresas e pessoas físicas encontram, em um só ambiente, soluções alternativas de transporte que podem ser até melhores àquelas que temos costume de contratar, como o serviço de entrega dos Correios.” – comenta.

Em 2011, por meio do investidor anjo Marcelo Amorim, a Axado recebeu um aporte financeiro da Jacard Investimentos. “Em menos de 12 meses, a empresa recebeu um investimento anjo seguido de um grande aporte do fundo de venture capital. Isso mostra como o projeto da empresa é consistente e inovador.” – completa Amorim.