Como está a sua estratégia de frete para a Black Friday 2022? Sabemos que frete grátis ou mais barato são excelentes atrativos no e-commerce, principalmente em datas comemorativas. A agilidade na entrega também pesa na decisão de compra de quem decide aproveitar as ofertas durante o evento. Mas não é só isso, existem outros detalhes que precisam estar alinhados até o grande dia.
Por isso, o Melhor Envio, uma plataforma gratuita de gestão de fretes, separou 4 estratégias de frete para você aplicar o quanto antes. Confira!
Agilize a entrega na Black Friday
A Black Friday marca a abertura das vendas do final de ano, um período de alta demanda para o comércio físico e online. Apesar das oportunidades de aumentar o faturamento, o varejo virtual tem um desafio à parte: fazer com que as compras feitas durante essa temporada super aquecida cheguem aos destinatários dentro do prazo de entrega.
O primeiro passo é agilizar ao máximo os envios. Para isso, comece estabelecendo rotinas de separação e empacotamento dos pedidos. Outra dica para melhorar a expedição é dar preferência para agências de postagem que estejam próximas do seu endereço.
E sim, pontos de coleta de encomendas podem ajudar bastante nesta tarefa. No Melhor Envio, por exemplo, clientes que geram fretes através da plataforma podem postar pacotes de diferentes transportadoras no Melhor Ponto, o centralizador de envios 100% gratuito da empresa. Dessa forma, não é necessário percorrer por vários locais para despachar os envios, basta deixar todas as remessas no Melhor Ponto.
Por fim, diversifique os meios de transporte da sua loja virtual e ofereça modalidades de envio expresso. Um jeito prático de resolver isso é usar os serviços de plataformas de intermediação logística, afinal, algumas delas permitem contratar fretes em diversas transportadoras simultaneamente e alterar a modalidade de frete (econômico, expresso) sempre que você quiser.
Tome cuidado com o frete grátis
Definir uma estratégia de frete grátis para a Black Friday é uma etapa que demanda cuidado. Não adianta oferecer entrega gratuita durante o evento e depois ficar no prejuízo, concorda?!
Logo, a palavra de ordem é: planejamento. Comece calculando o ticket médio da sua loja online. Por exemplo, suponhamos que você descobriu que o valor gasto pela sua clientela em cada compra é R$150. Neste caso, é válido garantir a gratuidade apenas em compras acima deste valor.
Outra alternativa é verificar quais produtos possibilitam o frete grátis ou ainda escolher regiões onde os envios são mais baratos e delimitar a entrega sem custos apenas para essas localidades.
Tenha um serviço de rastreamento de envios
O serviço de rastreamento de encomendas, como o Melhor Rastreio, é algo essencial no e-commerce. Fornecer o código de rastreio para seus clientes proporciona mais segurança, pois a pessoa pode acompanhar cada etapa do envio.
Além disso, o rastreamento também traz benefícios para lojistas, que conseguem controlar melhor situações atípicas. Por exemplo, quando acontece algum imprevisto na entrega, como atrasos, o vendedor é capaz de adotar uma postura proativa para resolver o problema antes de receber uma reclamação do consumidor.
Não esqueça das trocas e devoluções
Lembre-se que seus clientes têm um prazo de até 7 dias, após o recebimento do pedido, para desistir da compra. Quando isso acontece, inicia-se o processo de logística reversa, onde a pessoa faz a devolução do item comprado.
Portanto, nem sempre a venda termina quando a encomenda chega ao destinatário, e você precisa se preparar para esse tipo de demanda.
Em períodos de pico, como a Black Friday, é necessário redobrar a atenção com a logística reversa para evitar prejuízos. Sabemos que é impossível prever o volume exato de trocas e devoluções que você pode receber, porém separamos algumas estratégias para minimizar o impacto dessas solicitações, confira:
Esperamos que nossas dicas ajudem você a preparar uma estratégia de frete imbatível para a Black Friday 2022.