A Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online, e a Boa Vista, empresa com 60 anos de história em soluções de inteligência analítica, lançam um levantamento sobre as tentativas de fraudes realizadas na Black Friday de 2021.
O material traz um resumo do comportamento do comércio eletrônico e do fraudador brasileiro durante a data mais esperada do varejo. Segundo o relatório, aproximadamente R$102 milhões em golpes foram impedidos durante os dias 26, 27 e 28 de novembro, quase 80% a mais do que os R$ 57 milhões evitados em 2020.
Além disso, a Konduto analisou mais do que o dobro de pedidos processados no mesmo período no ano anterior, com 20 compras investigadas por segundo em 2021 contra 9 do ano passado.
“Temos realizado análises do comportamento do consumidor e dos criminosos há alguns anos e, ainda que a gente já esperasse um movimento intenso e muitas tentativas de fraude, os números registrados em 2021 surpreenderam”, comenta Tom Canabarro, CEO e cofundador da Konduto.
No ano passado, as vendas da Black Friday se diluíram de forma mais equilibrada nos três dias do final de semana. Em 2021, 63,58% das vendas aconteceram na própria sexta, contra 42,93% em 2020. Porém, os volumes médios de fraude foram parecidos, mesmo com o aumento da representatividade do primeiro dia.
Quando observamos as tentativas de golpe registradas por estado, o Rio de Janeiro fica em primeiro lugar, sendo responsável por 35,7%, ante 10,25% no mesmo período do ano passado. Em seguida temos São Paulo, registrando 21,5%, com cerca de 18,6% menos tentativas estre ano. Outras localidades que apresentaram redução na representatividade de um ano para outro, ainda que em escala menor, foram Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Já o Acre se destaca por ter apenas 0,17% do volume total dos ataques identificados pela Konduto em 2021, ainda que o valor tenha aumentado um pouco com relação à 2020 (0,12%).
Ao analisar o percentual de fraudes por pedido é possível perceber que a taxa caiu em quase todos os estados, confirmando o que foi identificado no Censo da Fraude 2021. Destaque para São Paulo, que alcançou a maior queda no percentual de fraudes, saindo de 1,41% para 0,37%. Já o Rio de Janeiro, campeão a nível nacional, teve apenas um pequeno aumento de 0,5% no volume de tentativas de fraudes de 2020 para 2021, saltando de 1,16% para 1,67%.
Outro dado interessante aponta para um cenário diferente do que a maioria das pessoas imagina com relação aos horários nos quais as investidas criminosas costumam acontecer: neste ano, o volume de fraudes de meio-dia à meia-noite foi de 70,7%. Já durante a madrugada, das 0h às 5h59, foi de apenas 11,04%, mostrando que esse não é o período preferido dos fraudadores.
O celular se consolidou como o maior meio utilizado tanto para as compras quanto para as fraudes: 70% das tentativas foram feitas via mobile.
“O público realmente se habituou a realizar compras online e pelos smartphones, especialmente por conta dos limites impostos pela pandemia da Covid-19. Quem já comprava pelo e-commerce continuou usando, enquanto quem não tinha esse hábito gostou da experiência e passou a fazê-lo de forma mais intensa. Os dados mostram que o volume de vendas online tem aumentado a cada análise, assim como a quantidade de tentativas de fraudes. Isso reforça que para vender mais, é preciso ter um bom antifraude para evitar prejuízos desnecessários”, finaliza Tom.
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