O relatório Tendências de Fraude Digital Omnichannel 2023, da empresa TransUnion, analisou o comportamento das fraudes digitais no período de 2022. Segundo a pesquisa com os consumidores, desenvolvida para o relatório, o aumento das transações digitais significa um maior risco de fraudes.
De acordo com o estudo, dentro do total de transações digitais globais, 4,6% são suspeitas de fraude. Ao redor do mundo, as tentativas fraudulentas sofreram um aumento de 80% entre 2019 e 2022.
No caso específico do Brasil o crescimento é de 144%.
“A pandemia deixou como legado o ataque por pessoas fraudadoras a organizações e instituições que têm acesso direto a produtos ou serviços com valor monetário facilmente transferível”, afirma Shai Cohen, vice-presidente sênior e chefe global de soluções de fraude da TransUnion.
As fraudes que apresentam maiores índices são através de cartão de crédito. Entretanto, as transferências bancárias ou débitos e identidade sintética estão, cada vez mais, se tornando comuns.
Setores em atenção
Para o Brasil, o segmento com maior necessidade de cuidado com relação às fraudes são as comunicações – como fóruns online e sites de relacionamentos – e as telecomunicações.
Globalmente, a indústria de games e do varejo representam os maiores volumes de suspeita de fraudes digitais, apresentando – em 2022 – taxas de 7,5% e 7,2%, respectivamente.
Na sequência aparecem videogames (5,4%), serviços financeiros (4,2%) e comunidades (4,0%).
Entretanto, o setor de viagens e lazer é responsável pelo maior crescimento desde 2019 com uma taxa de 117% nas suspeitas de fraude. Segundo o relatório, esse aumento é em função da retomada das viagens após a pandemia.
Ademais, segmentos como logística e comunidades também cresceram nas tentativas de fraudes digitais; apresentando, respectivamente, altas de 246% e 372%.
Meios de comunicação
O estudo também revelou que uma grande porcentagem de pessoas está sendo afetada por tentativas de fraude em diversos meios de comunicação.
52% dos participantes afirmaram terem sido alvos de tentativas de fraude por e-mail, online, ligações ou mensagens de texto. No Brasil, 30% das pessoas relataram os mesmos canais.
Alexandre dos Reis, head de soluções da TransUnion Brasil explica: “os consumidores esperam que as organizações protejam suas identidades e contas online, e as empresas que não atendem adequadamente essas preferências podem perder negócios”.