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Retail Media, Unified Commerce e mais: aprendizados da sala do Pagar.me no Fórum 23

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Sala de conteúdo da Pagar.me no Fórum E-Commerce Brasil 2023

Este ano o Pagar.me promoveu conteúdos exclusivos em seu estande no Fórum ECBR 23 na sala de conteúdo Experiência e Performance. Foram dois dias intensos de palestras e mais de 10 horas de conteúdo. 

Pensando em proporcionar conhecimentos valiosos para a promoção da experiência dos consumidores finais e performance dos negócios, a sala contou com temas diversos apresentados por grandes especialistas do varejo, indústria e tecnologia de serviços. 

Confira agora os principais destaques: 

Unified commerce e CRM com IA 

O CMO da Linx, Tiago Mello, apresentou as tendências de unified commerce e CRM aprimorado por Inteligência Artificial. 

O unified commerce é o futuro das relações entre canais, sendo uma evolução do omnichannel. Com ele, o consumidor não diferencia ou sente uma mudança de canal de compra ou atendimento, conseguindo ter uma interação muito mais fluida e orgânica com a marca. 

Em linha com essa tendência, o CRM aprimorado por Inteligência Artificial contribui para complementar a experiência do cliente de acordo com as novas necessidades de consumo, ao passo que permite uma coleta de dados muito mais profunda e específica.

O CMO da Linx destacou na palestra que a individualização de serviços melhora o relacionamento com os clientes e permite que estratégias sob medida sejam aplicadas no momento certo.

Provando isso em números, estratégias de hiperpersonalização bem executadas podem entregar até 8x mais ROI em gastos de marketing, aumentando vendas em até 10% ou mais, segundo um levantamento de 2020 da Deloitte. 

Omnichannel

O omnichannel é uma estratégia ainda emergente, porém mais palpável. As grandes varejistas Usaflex, Grupo Soma e Aramis, apresentaram na sala Experiência e Performance suas vivências na implementação da estratégia. 

Arthur Matsuda, head of product & omnichannel do Grupo Soma, e Marcio Negro de Carvalho, gerente de produtos digitais, omnichannel e CX da Usaflex apresentaram em um mesmo painel, mediado por João Barcellos, Diretor do Stone Partner Program, os desafios técnicos e culturais para a implementação da omnicanalidade. 

Ambos citaram a importância de uma mudança de mindset de todos os profissionais envolvidos nas operações físicas e digitais para que a estratégia ominichannel tenha sucesso de fato.  

Entre as iniciativas omnicanais usadas pelas marcas estão: 

– Aplicativo exclusivo para as vendedoras das franquias Usaflex, possibilitando a venda por Link de Pagamento e comissionamento direto via Split de Pagamento. 

– Ship from/pick up in store nas lojas das marcas do Grupo Soma e também código de vendedor e link de afiliados para garantir comissionamento das pessoas envolvidas nos processos de venda de um produto, independentemente do canal de finalização da compra. 

Em outra palestra, Gabriela Zink, gerente de e-commerce da Aramis, apresentou o case de sucesso da marca com a integração dos canais físicos e digitais com o uso de soluções Pagar.me, em especial, o Split de Pagamento.  

Retail Media 

João Werner, director de performance de produtos da Linx, levou para a sala do Pagar.me o Retail Media, tendência da terceira onda do Marketing Digital, mostrando como empreendedores podem fazer bom uso da estratégia. 

O Retail Media é a abertura de um novo mercado de anúncios pagos, possibilitando que lojistas invistam em anúncios em espaços publicitários de plataformas de grandes varejistas, que já contam com um grande tráfego de usuários. É como um Google Ads em plataformas para além do navegador. 

De acordo com um levantamento feito pela Enext, o investimento publicitário nos marketplaces deve crescer 550% até o final de 2023 no Brasil, com chances de atingir uma receita de R$ 2,6 bilhões. 

Vale destacar que a grande virada de chave do Retail Media, em detrimento da mídia paga usual, é a possibilidade de entender o comportamento dos usuários em tempo real e coletar dados de forma muito mais profunda e rica, trazendo mais assertividade para as estratégias de marketing.  

Avaliação de consumidores e reputação online

Santiago Edo, CEO da Harmo, e Edu Neves, Co-fundador e CEO do Reclame Aqui, abordaram em seus painéis a importância dos feedbacks dos clientes. 

Enquanto Edu Neves falou sobre a relevância do Reclame Aqui nesse contexto e como as tratativas dos negócios são importantes, sobretudo das avaliações negativas, Santiago mostrou como o Google Meu Negócio é importante para empreendimentos locais que desejam se posicionar bem no Google de forma orgânica, tendo como principal alavanca de sucesso as avaliação disponibilizadas na plataforma. 

Redes sociais e engajamento 

O CMO da MLabs, Rafael Kiso, fez uma palestra sobre conteúdos que engajam e vendem mais nas redes sociais. 

O profissional desmistificou certas estratégias de marketing muito usadas pelos lojistas e que não apresentam bons resultados, como um feed extremamente comercial e panfletário, vendendo benefícios e diferenciais do produtos.

Como destacou Kiso, aproximadamente 57% dos usuários utilizam as redes sociais para buscar avaliações e opiniões de outros usuários sobre marcas e produtos, segundo o OpinionBox. 

Nesse sentido, o UGC (conteúdo gerado pelo usuário) é a principal estratégia para criar identificação dos usuários e conteúdos virais e autênticos. 

Pagar.me no Fórum 23

O Pagar.me, meio de pagamento digital e omnichannel do Grupo StoneCo. é um dos principais patrocinadores do Fórum E-commerce Brasil. Este ano, além de incentivar esse grande espaço de troca e fomento do e-commerce, trouxe para o seu próprio estande conhecimentos preciosos para empoderar gestores de negócios nacionais, sendo essa a sua principal missão. 

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