Logo E-Commerce Brasil

Fórum E-Commerce Brasil: Alibaba e Aliexpress falam sobre e-commerce B2B e B2C

Por: Alice Wakai

Jornalista, atuou como repórter no interior de São Paulo, redatora na Wirecard, editora do Portal E-Commerce Brasil e copywriter na HostGator. Atualmente é Analista de Marketing Sênior na B2W Marketplace.

De acordo com o relatório Webshoppers 2015, organizado pelo E-bit, 12 dos 20 sites internacionais mais utilizados para compras online por brasileiros são chineses. O relatório ainda revela que as três categorias mais consumidas em sites internacionais são Moda e Acessórios, Eletrônicos e Informática, nesta ordem. A categoria líder apresenta 33% de participação das compras dos brasileiros em sites internacionais e 52% em sites exclusivamente chineses.

De olho nesse potencial, os maiores e-commerces da China e um dos principais players mundiais, ao lado da Amazon e eBay, o grupo Alibaba lançou em fevereiro deste ano a versão em português do Alibaba.com. Em entrevista ao Internet Retailer, o diretor de operações em mercados emergentes do Alibaba, Bill Wang, comentou que no Brasil o Aliexpress já está entre os top três sites de varejo online, em termos de vendas e awareness. Entre as categorias mais populares entre os consumidores da América Latina estão: produtos de casamento, vestuário, eletrônicos e jóias.

O principal desafio para as grandes empresas de e-commerce na América Latina é a logística das entregas. “O consumidor brasileiro normalmente espera 40 dias para receber os produtos comprados no Aliexpress”, diz Wang. Ele conta que um pacote pode levar uma ou duas semanas para chegar da China ao Brasil, além disso, o produto precisa passar pela alfândega e depois seguir para entrega dentro do país, um processo que pode levar um total de 30 dias.

Como o grupo Alibaba pretende vencer esses desafios e expandir a presença do e-commerce chinês no Brasil? O tema será abordado no Fórum E-Commerce Brasil 2015 pelos executivos Alex Tsai que é International Marketing & Business Development LATAM do Alibaba.com e Lucas Peng, Head of Brazil Market AliExpress. O Fórum E-Commerce Brasil acontece nos dias 28 e 29 de Julho no Hotel Transamérica Expo Center em São Paulo. Confira a lista completa de palestrantes aqui.

Serviço:

Fórum E-Commerce Brasil

Data: 28 e 29 de Julho
Local: Transamérica Expo Center. Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo.
Inscrições pelo link: https://www.ecommercebrasil.com.br/forum2015/