A Amazon começou, nesta segunda-feira (17), a venda de veículos seminovos da Ford em sua plataforma de e-commerce. A novidade, que amplia a oferta de automóveis disponíveis para compra online, também marca um movimento já visto pela montadora no Brasil com a Shopee.

Agora, usuários da Amazon nos EUA passam a depender menos das concessionárias físicas, com a possibilidade de comprar os modelos certificados pela Ford diretamente no e-commerce. Os veículos serão ofertados por concessionárias participantes e incluem unidades usadas que passaram por inspeções e contam com garantias específicas.
Inicialmente, o programa estreia em três regiões do país: Los Angeles, Seattle e Dallas.
Movimento de mercado
A Ford é a segunda montadora a disponibilizar seus carros na plataforma, depois da Hyundai, que anunciou, no fim de 2023, a venda de modelos novos via Amazon. Segundo a empresa de tecnologia, cerca de 160 a 180 concessionárias da Ford manifestaram interesse no projeto, com quase 20 já em processo de ativação. A compra é concluída online, mas a retirada ocorre na loja física escolhida pelo cliente.
Fato é que as montadoras estão buscando ampliar a presença digital para atender consumidores que desejam evitar idas às concessionárias. A Tesla, que opera com vendas diretas pela internet, é vista como referência no modelo.
Para, Jim Farley, CEO da Ford, a venda online traz vantagens de custo e eficiência à companhia. Sob sua liderança, a montadora está expandindo as opções de compra neste formato, especialmente de veículos elétricos.
Pela ótica de especialistas, a oferta dos veículos seminovos da Ford na Amazon reforça a disputa por conveniência no setor automotivo. Na prática, a expectativa é que este movimento acelere a adoção de modelos híbridos, somando digital e físico, no setor automotivo.