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Faturamento do e-commerce na Black Friday cresce 4% e alcança R$ 2,3 bilhões, segundo Neotrust

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

A Black Friday caminha para ser a maior de todos os tempos no e-commerce. Um levantamento realizado pela Neotrust mostra que o número total de compras via e-commerce até 10h desta sexta-feira (26/11) já totaliza 3.582.169 de pedidos (número estável na comparação com o mesmo período de 2020).

Ao todo, o valor faturado é de R$ 2.345.518.189,00, com crescimento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O tíquete médio nacional das compras é de R$ 654,78 (4% superior a 2020).

Os dados consolidam os resultados das compras realizadas desde o primeiro minuto de quinta-feira (25/11) em todo o país. De acordo com o levantamento, a região que mais consome durante a Black Friday é a Sudeste, com R$ 1.313.806.487,91 (56,01% do total faturado em todo o País). Em seguida, está o Nordeste, com R$ 435.094.297,18 (18,55%). Em terceiro lugar, o Sul, com R$ 354.438.631,07 (15,11%). O Centro-Oeste figura em quarto lugar, com R$ 173.777.443,64 (7,41%). Por fim aparece o Norte, com R$ 68.401.329,54 (2,92%).

Os resultados da Black Friday 2021 são monitorados pelo site Hora a Hora, iniciativa da Neotrust — uma das quatro unidades de negócio do T.Group. A iniciativa conta com a parceria da ClearSale e o patrocínio do Cartão Elo.

Produtos

As categorias de produtos mais compradas, pela ordem, são: Moda e Acessórios (1ª), Beleza e Perfumaria (2ª), Alimentos e Bebidas (3ª), Telefonia (4ª) e Eletroportáteis (5ª).

“O crescimento da categoria de Alimentos e Bebidas vem sendo puxado pela alta participação do segmento de Bebidas. Duas subcategorias que também crescem, mas sem participação relevante no faturamento, são Bombonière e Padaria”, afirma a Head de Inteligência na Neotrust, Paulina Gonçalves Dias.

Tentativas de fraudes

De acordo com projeção da ClearSale, referência em antifraude, o valor de fraudes evitadas até 11h desta sexta-feira é de R$ 48.291.486,89.

Os resultados da Black Friday 2021 são monitorados pelo site Hora a Hora, iniciativa da Neotrust — uma das quatro unidades de negócio do T.Group. A iniciativa conta com a parceria da ClearSale e patrocínio do Cartão Elo.

Perfil de consumo: mulheres lideram compras, com 57%

A maior parte dos pedidos é realizada por mulheres (57%), enquanto os homens ficam com 43% das compras.

A faixa etária que mais consome tem entre 26 e 35 anos (34,99%), seguida por consumidores de 36 a 50 anos (33,99%). Na sequência vem a faixa etária dos consumidores de até 25 anos (16,82%).

Os brasileiros com mais de 51 anos ocupam a menor porcentagem de compras on-line, representando 14,20% dos pedidos realizados.

Hora em Hora: 30 horas de monitoramento

No site www.blackfridayhorahora.com.br, a Neotrust disponibiliza diversos dados: faturamento do varejo com a data, o número de pedidos feitos e as categorias mais compradas, com dados nacionais e divididos por regiões.

As informações podem ser acompanhadas de forma gratuita na Black Friday – o monitoramento começou oficialmente na quinta-feira (25/11) e prossegue ininterruptamente até o final da sexta-feira.

Ao final do período, os dados passarão por um controle de qualidade e pela revisão das taxas de aprovação de pedidos. O resultado consolidado da Black Friday 2021 será divulgado na segunda semana de dezembro aos e-mails cadastrados.

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