Logo E-Commerce Brasil

Faire: site conecta varejistas e impulsiona startups com US$ 60 mi

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A Faire, mercado online que conecta pequenos varejistas a marcas atacadistas, está investindo na criação de pequenos varejistas e mais Faire clientes. No ano passado, a empresa concedeu a mais de 6 mil proprietários de pequenas empresas US$ 60 milhões em crédito de estoque para ajudá-los a abrir novas lojas ou lançar sites online.

O crédito de estoque inicial de até US$ 20 mil para cada candidato qualificado foi estendido como parte de um programa chamado Open With Faire, que a Faire começou a oferecer amplamente para empresas norte-americanas em maio de 2021. Recentemente, expandiu o programa para sete mercados adicionais na Europa, incluindo o Reino Unido.

Pelo programa, o atacadista é pago imediatamente pela Faire, mas a startup de varejo recebe, de fato, um empréstimo com juros zero para compras de estoque e 60 dias para pagar o estoque.

O programa foi criado quando os executivos da Faire viram o empreendedorismo no varejo aumentar durante a pandemia, mas também viram o quão difícil era para os recém-chegados ao varejo obter capital de giro para abrir uma loja e para os varejistas existentes abrirem um novo empreendimento, disse a diretora financeira da Faire, Lauren Cooks. disse Levitan.

“O Open With Faire é uma extensão do nosso modelo de negócios principal”, disse ela. “Toda a premissa do mercado Faire é igualar e nivelar o campo de atuação dos empreendedores. A Open With Faire dá um passo adiante porque está nivelando o campo de jogo no ponto de criação de um novo negócio”, disse ela.

“Estamos fazendo parceria com eles assim que eles estão sendo montados, e é quando eles mais precisam”, disse Cooks Levitan. “É realmente difícil para as pequenas empresas – principalmente mulheres e empresas pertencentes a minorias – encontrar o capital de giro para começar”, disse ela.

Mais funções da Faire

A Faire ajuda as pequenas lojas a obter melhores preços, permitindo que os independentes comprem coletivamente e ajuda os pequenos varejistas a terem acesso a mais artesãos e pequenos fabricantes.

A plataforma online da Faire facilita a encomenda, pagamentos e devoluções. A Faire permite que os lojistas devolvam mercadorias quando uma nova marca que eles experimentam não é adequada para eles, e lhes dá condições de crédito líquidas de 60 dias semelhantes às usufruídas pelos grandes varejistas.

A Faire foi iniciada por quatro ex-funcionários da Square depois que eles tentaram comercializar um guarda-chuva importado de alta qualidade nos Estados Unidos. Enquanto eles colocavam o guarda-chuva em grandes lojas de departamento, descobriram que vendia melhor em lojas independentes, mas que não havia como alavancar facilmente o poder coletivo das pequenas lojas.

Hoje, a companhia subiu para uma avaliação de mais de US$ 12 bilhões desde que foi fundado há cinco anos. Além disso, a plataforma agora está sendo usada por 500 mil varejistas na América do Norte e Europa e por 70 mil marcas de 100 países.

Leia também: Varejistas nos EUA trabalham para acompanhar mudanças dos consumidores

Fonte: Forbes