Europa sofre retração de 13% no ecommerce durante 1º tri
Globalmente, as receitas de ecommerce caíram 3% no primeiro trimestre deste ano, quando comparadas ao mesmo período de 2021. Essa queda também foi observada na Europa (13%). No entanto, as vendas online em Espanha atingiram um crescimento homólogo de 6 por cento. É o único país da Europa onde as receitas digitais cresceram nesse período.
Segundo a Salesforce, a queda pode estar ligada à inflação mundial. Os consumidores têm menos poder de compra, o que leva a uma queda nos gastos online. As receitas globais de comércio eletrônico caíram 3%, enquanto o tráfego online diminuiu 2 pontos percentuais. Os volumes de pedidos caíram 12%.
Ao analisar os dados do ecommerce na Europa, especificamente, as vendas online caíram quando comparadas à situação do ano anterior. O volume de pedidos no primeiro trimestre caiu 17% no primeiro trimestre deste ano. Isso provavelmente é causado pela inflação, altos custos de combustível e a guerra na Ucrânia.
O crescimento global das vendas online vem desacelerando nos trimestres anteriores, conforme demonstrado em pesquisas anteriores. No entanto, o declínio na receita online é o primeiro declínio registrado nos nove anos de série histórica no Salesforce Q1 Shopping Index. O declínio forma um forte contraste com o crescimento global da receita online no primeiro trimestre de 2021 de 69%.
“A inflação alcançou os gastos altistas, com os consumidores comprando menos itens de menos varejistas”, disse Rob Garf, da Salesforce. “Isso provavelmente não é uma mentalidade temporária, mas um sinal de uma mudança maior no comportamento do consumidor. Para resolver isso, os varejistas devem remover o atrito entre os canais físicos e digitais para atrair e reter clientes fiéis.”