O cross border é uma termo cada vez mais recorrente no e-commerce, mas nem todo mundo sabe o que é e nem que é possível utilizá-lo para expandir a área de atuação de qualquer negócio online. “O cross border já está acontecendo, não é algo do futuro, e é basicamente ‘atravessar a fronteira’, ou seja, enviar a sua marca para outro continente”, explica Raphael Carnavalli, gerente comercial da Solução KPL da ONCLICK, durante o Congresso E-Commerce Brasil — Santa Catarina, nesta quarta-feira (10).
“Existem vários mercados, inclusive mais maduros que o brasileiro. Fala-se muito de cross border nos Estados Unidos e na América Latina. É legal vender para países como o México, Colômbia e Argentina, que são próximos de nós e estão atrasados em relação à tecnologia do Brasil. Porém, eu quero enfatizar as vantagens de explorar o cross border na Europa”, diz.
“A Europa é um mercado latente. Se pensar nos produtos que o Brasil fabrica, principalmente por causa do clima, como couro, madeira e minerais. Eles não têm nada disso, pois existe uma carência de produtos devido, sobretudo, à localização. A ideia é explorar um mercado grande em e-commerce, mas pensando em quais tipos de produtos são carentes naquela região”, afirma Carnavalli. Segundo ele, 25,5% do e-commerce europeu é cross border.
Fonte: ONCLICK
“O e-commerce nasceu na Europa devido ao frio, pois as pessoas ficavam impossibilitadas de sair de casa para comprarem bens de consumo. Lá, o comércio eletrônico é mais desenvolvido e inclusive há uma lei de isenção de impostos de produtos exportados. Claro que tem imposto, mas é menor que o pago aqui. Ou seja, o lucro do produto vendido pelo mesmo preço é maior”, afirma o especialista. Além disso, o poder de compra dos consumidores europeus é maior e 1 euro equivale a mais de R$ 6,50.
No entanto, é necessário se atentar a diversas questões relacionadas ao processo, como quais produtos enviar, impostos, notas fiscais, comunicados e como se relacionar com o cliente estrangeiro, além dos custos e operação de frete e entrega, entre outros pontos. “É importante ter em mente que sustentabilidade é um tópico em alta, principalmente em países nórdicos e a expectativa de entrega rápida tem aumentado conforme a infraestrutura de cada país, mas também é puxada pelo ‘efeito Amazon'”.
Desafios do cross border
Confira o checklist de Carnavalli com os principais desafios para explorar o mercado europeu com cross border:
Fiscal/contábil/legal
- abertura de empresa
- aluguel de escritório
- contabilidade
- segurança social
- contratos/ registro de marca
- emissão de fatura
- abertura de conta em banco
- conciliação bancária
- advogado
- RGPD
- gestão de funcionário
- gestão IVA
Marketing
- atendimento e suporte
- comunicação no idioma local
- normatização de conteúdo
- social media
- contratos com marketplaces
- investimento em Google Ads
Logística/fulfillment
- fulfillment
- conferência
- gestão de transportadoras
- importação
- despachante
- gestão de inventário
- inbound
- outbound
- logística reversa
- seguro
Tecnologia
- plataforma de e-commerce
- software de facturação
- ERP
- integrações
- omnichannel
- API
Para finalizar, o especialista indicou o Zalando, maior plataforma de marketplace da Europa, onde lojistas brasileiros podem vender seus produtos. “O Zalando vende mais que a Amazon, inclusive, e pode ser o seu início”, diz.
Por Dinalva Fernandes, da redação do E-Commerce Brasil
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