Logo E-Commerce Brasil

Osvâneo Ferreira aborda estratégias de gestão de múltiplas nuvens no Fórum E-Commerce Brasil

Por: Júlia Rondinelli

Editora-chefe da redação do E-Commerce Brasil

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em arte, literatura e filosofia pela PUC-RS. Atua no mercado de e-commerce desde 2018 com produção técnica de conteúdo e fomento à educação profissional do setor. Além do portal, é editora-chefe da revista E-Commerce Brasil.

Para falar sobre estratégias de gestão de múltiplas nuvens com foco no omnichannel, o convidado do Fórum E-Commerce Brasil Grand Connection foi o Head of Platform Engineering do iFood/Site Mercado, Osvâneo Ferreira.

Um dos pontos destacados por Ferreira foi acerca da jornada para a adoção de multi-cloud, a partir de três modelos: Software as a Service (SaaS), Platform as a Service (PaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS).

“Existem empresas que estabelecem uma estratégia de jornada de cloud, avançam naturalmente e se deparam com a multi-cloud como estratégia e empresas que ‘caem’ sem saber para onde pretendem ir. Descrever uma estratégia para cada modelo faz com que a gente crie uma flexibilidade dentro da empresa e consiga falar com todos os departamentos que utilizam os serviços de tecnologia com o devido alinhamento”, afirma.

Para além de estabelecer uma estratégia a ser usada em cada modelo, é imprescindível identificar os líderes de mercado e saber utilizar o melhor de cada provedor. “Ter essa visão já é um bom início para pautar o que já é recorrente dentro da operação, interpretar projetos novos e lidar com testes e inovações”, assinala.

Documentar e divulgar a estratégia dentro da empresa é outro passo importante para quem pretende adotar a tecnologia multi-cloud, pois todos dentro da organização precisam saber o que se propõe com o uso da tecnologia.

Como gerir um ambiente multi-cloud também foi um ponto abordado pelo palestrante. Um caminho sugerido por ele é compreender as dez principais capabilities de cloud e organizá-las em três grandes pilares: Cloud Adaption & Governance, Cloud Development & Operations e Cloud Architecture & Security.

Hospedagem

A escolha da região onde os dados serão hospedados também merece atenção. Os principais pontos que devem ser observados são: service availability, connectivity performance, cost, personal data compliance, resilience e security.

Vantagens

Na avaliação de Ferreira, a adoção de uma estratégia multi-cloud traz benefícios para o negócio como um todo. “O quanto a gente consegue prover de eficiência operacional para a empresa e o quanto a gente consegue ser ágil, atender os vários caminhos de novas funcionalidades e inovar no negócio”, aponta.

Por Tatiana Moura, em cobertura especial para o Fórum E-Commerce Brasil.

Leia também: Saúde mental não é frescura: como a pandemia afetou a saúde mental nas empresas.