Logo E-Commerce Brasil

Empresa chinesa quer colocar 5 mil caminhões autônomos nas estradas

Por: Dinalva Fernandes

Jornalista

Jornalista na E-Commerce Brasil. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Política e Relações Internacionais pela FESPSP. Tem experiência em televisão, internet e mídia impressa.

A TuSimple, maior empresa da China dedicada ao desenvolvimento de caminhões autônomos, obteve autorização para colocar até 5.000 veículos pesados para rodar nas estradas chinesas ao longo de 2021.

Os veículos da TuSimple já trabalham desde 2019 nos arredores de Xangai transportando contêineres das fábricas chinesas no entorno da capital financeira da China até o porto de Yanshan.

Segundo o blog Felipe Zmoginski, do UOL, o diretor de tecnologia da empresa, Hou Xiaodi, afirmou que os caminhões da TuSimple rodaram 45 mil km em viagens entre fábricas, depósitos e o porto local ao longo de 18 meses de teste. O executivo garante que não houve nenhum acidente no período.

Imagem: Reprodução

Nas fases de testes, sempre que uma viagem autônoma acontecia, um motorista profissional dentro da cabine acompanhava a operação do veículo para tomar seu controle, caso necessário. A partir de agora, o motorista humano não será mais obrigatório nas viagens autônomas dentro da China.

Com a frota rodando o país, será possível obter lucro pela primeira vez desde sua fundação, há quatro anos. A TuSimple estima obter lucro líquido de US$ 300 milhões ao ano apenas com a receita paga por transportadoras que desejam seus serviços.

Quando conduzidos por humanos, na China, é obrigatória a troca do motorista após 8 horas consecutivas de trabalho. Já os caminhões autônomos, além de dirigirem estritamente dentro das regras de trânsito, podem fazer viagens longas, de mais de 24 horas sem interrupções, exceto para reabastecimento.

Leia também: Locações de galpões logísticos batem recorde de volume dos últimos 5 anos

Fonte: Blog Felipe Zmoginski, do UOL