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A importância das embalagens na experiência do consumidor no e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Jarro de vidro envolto em isopor
Imagem: reprodução

As embalagens desempenham um papel determinante na experiência do consumidor que realiza a compra de produtos através do e-commerce. Elas são muito mais do que simples caixas ou pacotes que acondicionam os produtos até chegar às mãos do cliente final. As embalagens também são parte do produto e entregam valor. 

Aqui estão 5 razões pelas quais as embalagens cumprem uma parte importante na experiência de compra no varejo digital: 

1.    Design atrativo: a embalagem é o item que primeiro atrai os olhos do consumidor quando recebe um produto em uma compra online. É o primeiro contato do cliente com a aquisição. Por isso, ter uma arte atrativa para a comunicação na embalagem é fundamental para causar uma impressão positiva imediata, aumentando a expectativa do cliente sobre o produto que ele adquiriu.

2.    Proteção do produto: embalagens desenvolvidas com materiais de maior qualidade, flexibilidade e resistência ajudam a proteger os produtos de impactos durante o transporte, evitando danos e garantindo que o cliente receba a mercadoria em perfeitas condições. Isso é essencial para reduzir chamados de devoluções e reclamações.

3.    Reforço da marca: embalagens personalizadas contribuem para o posicionamento e reconhecimento da marca. Os consumidores tendem a lembrar de empresas que investem em embalagens que, assim como o produto adquirido, também refletem os atributos da marca que conquistou a preferência. 

4.    Sustentabilidade: os consumidores têm se atentado e exigido cada vez mais de suas marcas preferidas sobre o uso consciente de determinados materiais que podem afetar o meio ambiente, e isso se enquadra também nas embalagens ecológicas e sustentáveis. Empresas que possuem responsabilidade ambiental representada também em embalagens (a citar como exemplo, realizar e incentivar a logística reversa e a reciclagem no pós-uso da embalagem), podem ganhar relevância entre os clientes, que estão cada vez mais preocupados com o Meio Ambiente e levando o assunto à sério. Opte por embalagens produzidas com materiais 100% recicláveis e fornecedores que realizem o processo de logística reversa.

5.    Informações úteis: as embalagens podem incluir informações úteis, como instruções de uso, cuidados com o produto ou detalhes de contato do serviço ao cliente e até onde fazer o descarte para reciclagem no pós-uso. Isso pode ser especialmente valioso para o consumidor. 

Investir em embalagens de qualidade e considerar a experiência do cliente ao projetá-las é uma estratégia importante para as empresas de e-commerce. Embalagens bem pensadas podem levar a avaliações positivas, fidelização de clientes e aumento das vendas, ao mesmo tempo que garantem que os produtos cheguem aos destinatários de forma segura e atraente.

Com expertise de mais de 60 anos de atuação no mercado, a Termotécnica tem trabalhado em diversas frentes voltadas ao rompimento de barreiras logísticas e atendimento das características do varejo digital no fornecimento de embalagens em EPS (mais conhecido como isopor*). A Termotécnica desenvolve embalagens em EPS inovadoras, ativas e sustentáveis. O EPS é um material plástico 100% reciclável com baixo consumo de água e energia e, desde 2007, a Termotécnica realiza o Programa Reciclar EPS, com logística reversa e reciclagem do material em todo o Brasil.

 *Isopor é uma marca registrada de terceiro